29.9.10

Gilad Shalit

















A 25 de Junho de 2006, Gilad Shalid e com a idade de 19 anos, foi sequestrado pelo grupo terrorista Hamas dentro de território Israelita e levado cativo para Gaza.

A emboscada foi feita por elementos terroristas do Hamas, dentro de território de Israel, causando ainda a morte de dois soldados e ferimentos a outros três, todos colegas de Shalit. O tanque onde estavam foi atingido com um roquete tendo Gilad partido a mão esquerda.

Desde essa altura, nenhuma organização humanitária ou fosse quem fosse, conseguiu autorização para o visitar ou contactar.

Um video foi enviado pelo Hamas, onde apresentava Gilad Shalit falando, coagido pelo seu estado de raptado e cativo. Esta foi a única forma de se poder verificar o seu estado de saúde e psicológico.

Gilad está encerrado num quarto minúsculo, em lugar incerto e onde a luz natural do sol não a consegue ver. NUNCA foi visitado.

Os pais têm feito todo o possível para envolver a opinião pública para o facto e consequentemente pressionarem políticos para a sua solução. Em Israel o apoio popular tem sido enorme.

A Cruz Vermelha Internacional desenvolveu esforços para o visitar, mas obteve a rejeição do Hamas, o que viola a lei Internacional. Organizações de direitos humanos afirmaram, por sua vez, de que os termos e condições de detenção de Shalit são contrárias ao direito internacional humanitário.

Por outro lado, os prisioneiros palestinos em Israel estão autorizados a receberem visitas de familiares e a terem aulas escolares.

A situação de Gilad Shalit tem de ser tratada com mais humanidade, ter a atenção devida por parte da Comunidade Internacional e da opinião pública em geral.

Já imaginou se fosse o seu filho, irmão, marido, algum familiar seu, ou simplesmente um conhecido?

Pense, que acima de tudo é um ser humano, em trauma profundo e angústia.

Ajude-nos a ajudar.... entre neste link e assine a petição http://www.mdavisitshalit.org/

27.9.10

Peres nas Nações Unidas




















Discurso de Peres na ONU

La historia fue escrita con sangre. La mayoría de las guerras se llevaron a cabo por territorios. Hoy, la ciencia, la creatividad y el conocimiento reemplazaron la tierra, como fuente de riqueza.

La tierra puede ser conquistada. La ciencia no. La ciencia es universal, sin fronteras. Los ejércitos no pueden conquistarla.

Sin embargo, aún hay terroristas, sin leyes, que despliegan violencia originada en diferencias ideológicas, brechas sociales y puro fanatismo. El nuevo milenio debe liberar al mundo del derramamiento de sangre, la discriminación, el hambre, la ignorancia, las enfermedades.

La ciencia moderna es capaz de brindar nuevas respuestas. En los próximos diez años habrá una explosión de conocimiento. El poder de la computación se incrementó en un millón de veces en los últimos 25 años. Los científicos están, ahora, incursionando en el cerebro.

Señor Presidente,
Hablo en nombre de un pueblo pequeño y una diminuta tierra. Conocimos el renacimiento, a pesar del asesinato de un tercio de nuestro pueblo. La Shoá. Estábamos solos. Nuestra tierra fue atacada 7 veces en 62 años. Otra vez. Estábamos solos.

Sin renunciar, nunca, a la esperanza desarrollamos ciencia. Descubrimos que el futuro está en nuestras manos. Aprendimos que, la gente, puede enriquecer la tierra, en la misma medida en que la tierra puede nutrir a las personas.

Israel es el producto de un espíritu humano pionero. No del apoyo financiero.

A pesar de las guerras, hicimos la paz con Egipto y Jordania. La disputa territorial con Líbano finalizó siendo reconocida por Naciones Unidas.

Abandonamos Gaza por nuestra propia iniciativa. Por completo. Estamos, ahora, negociando con los palestinos con el fin de lograr una solución de dos estados: un estado Judío, Israel. Un estado árabe, Palestina. No existe otra alternativa pacífica. Y, creo, que vamos a tener éxito. Estamos listos para entrar en negociaciones directas con Siria, de inmediato.

Señor Presidente,
Estamos comprometidos con las metas de desarrollo del Milenio. Compartimos la carga de salvar al mundo de la guerra y el hambre. Sin paz, la pobreza continuará. Sin alimento – no reinará la paz.

Los estadistas deben movilizar el poder político para alcanzar la paz. Los científicos pueden hacer posible que la tierra produzca más alimento. Desarrollamos una agricultura basada en la ciencia.
Nuestros granjeros producen 8 veces más por acre, en comparación a los primeros días de la nación. La necesidad de agua se redujo a la mitad. Empleamos la desalinización, el reciclaje, irrigación electrónica y por goteo y la bioingeniería para crear nuevas semillas y cultivos más ricos.

Hace cinco décadas, un granjero israelí producía alimentos para 15 personas. Hoy, produce para 120. Su contribución, al Producto Bruto Interno, iguala a la del ingeniero de alta tecnología. Para cultivar la tierra hay que cultivar la educación y mejorar la salud.

De modo que introdujimos la educación libre obligatoria para todos, desde los 5 a los 18 años. Esto puso fin al analfabetismo y nos proveyó de la tasa más elevada de científicos por milla cuadrada del mundo. El sistema de salud nacional brinda tratamiento de nivel internacional a todos los ciudadanos.

También somos uno de los pocos países en el mundo que ingresó al siglo XXI con más árboles de los que tenía cuando comenzara el siglo XX.

Señor Presidente,
Estoy seguro que nuestro sendero está disponible para todos. Nuestra experiencia es repetible. Estamos preparados para compartir nuestra experiencia como ya lo hemos hecho con muchos países; a través de agencias de Naciones Unidas y de manera bilateral.
Nuestro llamado incluye, también, a naciones que no mantienen lazos diplomáticos con nosotros.

Señor Presidente,
El otro día, el líder oficial de Irán declaró que no existe futuro para Israel en Medio Oriente. Yo creo que Medio Oriente tiene lugar para toda persona, toda nación, toda religión.
Creemos que cada persona fue creada a imagen de D’os – y hay un solo D’os que nos pide no odiar, no amenazar, no buscar la superioridad, y no matar. Hay suficiente lugar para la amistad en Medio Oriente.

Damas y Caballeros,
En mi juventud fui miembro de un kibutz cultivando una tierra pobre. Tenía, como todos los miembros, dos camisas y dos pares de pantalones. Había un tercer par de pantalones: hechos de franela, reservados sólo para novios.

Tuve la suerte de vestirlos durante dos días completos durante mi boda. El plato principal, en el kibutz, era la berenjena. Había carne sólo una vez a la semana, pero no todas las semanas. No existía dinero privado y había muy poco dinero colectivo.

Éramos pobres y felices. El tipo de felicidad que se siente cuando una persona convierte un desierto en un jardín. Hoy el kibutz tiene una agricultura próspera y una casa de huéspedes rentable. La comida es abundante. Es en el kibutz, en la escasez, donde aprendí a respetar a los pioneros. Y desarrollé una afinidad por las mentes creativas y manos laboriosas. En realidad, mi primer sueño era ver el mundo como un gran kibutz. Libre, pacífico, productivo.

Señor Presidente,
Convoco, en esta reunión, a tratar los dos desafíos más candentes: en primer lugar, aprovechar la ciencia y la tecnología para incrementar la producción de alimentos. Y, en segundo lugar, permanecer firmes y juntos contra el terror.

Un mundo hambriento nunca será pacífico.

Un mundo aterrorizado nunca será gobernable.

Debemos unirnos alrededor de una esperanza común.

La cuna de nuestros niños será la cuna de nuestra visión.

25.9.10

Fidel Castro, os Judeus e Israel




























Fidel Castro, ex-presidente de Cuba e ainda líder do partido comunista cubano, afirmou a um repórter norte americano, de que Israel definitivamente tem o direito de existir.

A afirmação foi feita a um jornalista da revista Atlântico, Jeffrey Goldberg. Castro, actualmente com 84 anos de idade disse "Sim, é verdade, sem dúvida, Israel tem o direito de existir e ser respeitado como Estado soberano, a Nação do Povo Judeu".

Na mesma entrevista, Castro criticou o presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, por negar o Holocausto e o não reconhecimento do Estado de Israel por parte de Teerão. Acrescentou, que esta perigosa combinação origina por parte de Israel o sentimento de defesa da sua sobrevivência, o que se torna óbvio. Teerão deve entender as consequências da sua teologia antisemitica.

Essa teologia antisemitica já deve levar dois mil anos e como tal, acho que não exista um grupo de pessoas, que tenha sido tão caluniado como os judeus. Eu diria mesmo, são acusados e caluniados por tudo e por nada. Ninguém acusa os muçulmanos seja do que for, continuou Castro.

“Na minha opinião eis o que aconteceu com os judeus: mais de 2.000 anos submetidos a terríveis perseguições e, em seguida ao pogromos. Desapareceram? Não. Porquê? A sua cultura e religião os manteve juntos como uma Nação”.

Os judeus viveram uma existência que é muito mais difícil do que a nossa. Não há nada que se compare com o Holocausto, concluiu.

O primeiro-ministro de Israel, opinando sobre estas declarações de Fidel Castro, afirmou:
“Estas afirmações de Fidel Castro demonstram o seu profundo conhecimento da história do Povo Judeu e do Estado de Israel”.

Nota pessoal
Um bom exemplo a seguir. Denuncie o antisemitismo.


21.9.10

Sucot - A festa das cabanas



















Após o Yom Kipur temos a festa de Sucot, que se inicia na quarta-feira, dia 22 de Setembro ao pôr do sol e por sete dias, terminando na quarta-feira, dia 29 de Setembro.

Sucot (do hebraico סוכות ou סֻכּוֹת sukkot, cabanas) é um festival judaico que se inicia no dia 15 de Tishrei de acordo com o calendário judaico. Também conhecido como a Festa dos Tabernáculos ou Festa das Cabanas ou, ainda, festa das colheitas visto que coincide com a estação das colheitas em Israel, no começo do Outono. É uma das três maiores festas, conhecidas como Shalosh Regalim, onde o povo de Israel peregrinava para o Templo de Jerusalém.

O Sucot relembra os 40 anos de êxodo dos judeus no deserto após a sua saída do Egito. Nesse período o povo judeu não tinha terra própria, eram nómadas e vivam em pequenas tendas ou cabanas frágeis e temporárias. Como forma de simbolizar este período, durante a celebração de Sucot, os judeus deixam as suas casas e abrigam-se na sucá. A sucá deve ser erguida ao ar livre e deve ser constituída de palha ou folhagem, possibilita ver-se o céu. Deve ter pelo menos 3 paredes as quais não devem estar pregadas ao teto. Além desta passagem pelo deserto, a sucá também simboliza todos os judeus que moram na diáspora, ou seja, fora de Israel. Outro ritual que se faz em Sucot é a oferenda da água. Esta era uma cerimónia que precedia a época das chuvas e a água, por ser um elemento vital, era implorada a Deus pelos camponeses. Assim como o uso dum ramo com quatros espécies, assim precisamente chamado (arba'á minim)em hebraico, e em que uma delas é designada por lulav.

Os significados das leis da sucá

O Talmud ensina que a palavra sucá é derivada de schach que, em hebraico, significa cobertura. A sucá é uma habitação formada por paredes e teto. Para a fabricação das divisórias pode-se usar qualquer tipo de material sólido (pedra, madeira, ferro, vegetal, plástico e até junco). Porém, para construir a cobertura da cabana onde se deve habitar durante Sucot só é permitido usar material vegetal recém cortado, como folhagem, bambu e madeira, entre outros.
As paredes da sucá simbolizam o status social do indivíduo ou da família que a constrói. Elas representam a sua posição socio-económica e o património adquirido ao longo dos anos. A construção das paredes da sucá pode ser feita com qualquer tipo de material, do mais simples ao mais luxuoso. É permitido construir uma sucá com paredes de ouro ou prata. Mas a lei determina que o schach que é o elemento fundamental da sucá seja feito de um vegetal cortado, que praticamente não tem valor económico.

Para cumprir o mandamento da sucá, deve-se habitar debaixo da sombra provida pelo schach. Esta sombra representa a proteção Divina que todas as pessoas das mais bem-sucedidas às mais humildes necessitam e almejam. Por representar a Proteção Divina, o schach não pode ser feito de material industrializado pelo ser humano. Ao cobrirmos a sucá com o vegetal tal qual é encontrado na natureza, a nossa intenção é demonstrar que somos todos parecidos e todos necessitamos da proteção do Criador .

Outra lei referente a sucá é a exigência de que dentro da cabana a sombra seja mais importante de que a luminosidade. Por isso, devemos colocar bastante folhagem no schach para que a luz do sol não penetre tanto na sucá. O sol, neste caso representa as posses materiais. Em Sucot, a nossa preocupação é com a sombra e a proteção Divina, que aquecem muito mais que o astro-rei.

A Sucá também não pode ser construída com paredes que tenham altura maior que 9,6 m. O Talmud explica a razão: se as paredes da sucá fossem mais altas, a pessoa estaria sentada sob a sombra das paredes e não do schach, como manda a lei. E esta, apesar de aparentar ser exclusivamente técnica, tem uma simbologia significativa. A pessoa deve residir sob a sombra do schach, ou, como vimos, a proteção Divina. Se sentasse debaixo da sombra resultantes de paredes altas, a pessoa estaria demonstrando que confia mais em suas posses materiais simbolizado pelas paredes da sucá, como explicado acima do que no amparo de D’us.

Outro preceito é fazer a benção sobre quatro espécies de plantas: o etrog (fruta cítrica semelhante à cidra), lulav (feixe de folhas de palmeira), hadas (ramos de murta) e aravá (dois ramos de salgueiro).
O objetivo disto é relembrar a época da colheita e da peregrinação ao Templo de Jerusalém.

Segundo a tradição, as quatro espécies representam todos os tipos de frutos e de pessoas. A mensagem é que a natureza só se torna completa — e um povo só se torna coeso — com todos juntos. Assim, é feita uma analogia com as diferentes personalidades do ser humano com relação ao cumprimento dos preceitos e à união do povo judeu:

• O etróg tem sabor e aroma, simbolizando aqueles que conhecem as leis religiosas e as praticam.

• O lulav tem sabor, mas não tem aroma, em referência àqueles que conhecem as leis, mas não as seguem.

• O hadás possui aroma, mas não tem sabor, simbolizando os que observam e praticam boas ações, mas não conhecem a Torá ou outros mandamentos religiosos.

• O aravá não possui sabor e nem cheiro, simbolizando os que estão afastados do judaísmo.

Jag Sameah

17.9.10

Yom Kipur

Hoy, al ponerse el sol, el pueblo judío por todas partes del mundo celebrará su día más sagrado: Iom Kippur. Iom Kippur nos pinta la historia con pinceladas anchas. Nos obliga mirar nuestra vida en el contexto de la eternidad divina. A pesar de ser un día público también es un día personal. Es en Iom Kippur que nos dirigimos a D'os y por dentro a nuestra alma. Es el día cuando estamos totalmente honrados con nosotros mismos, quitamos las máscaras y nos atrevemos a confesar a nosotros mismos y frente a D'os nuestros fallos.
Es una fiesta religiosa especial por muchas razones. Al contrario de las otras fiestas, la comida no hace su base, sino su base es la ausencia de la comida, el ayuno. No nos ofrece celebraciones sino nos exige la contemplación e la introspección digna y quieta. Es un día de penitencia y arrepentimiento. Es el día de confesar nuestros errores y pecados y de reconocer nuestros fallos y debilidades.
Iom Kippur es un día únicamente judío. Desde la perspectiva judía, nuestra relación con D'os solamente nos pertenece. En el judaísmo no hay intermediarios entre el ser humano y D'os. El judaísmo nos enseña que nuestros errores son nuestros, que nuestros pecados solamente nos pertenecen y solamente nosotros podemos corregirlos. En hebreo este proceso se llama la teshuvá. La teshuvá es la confesión y la corrección de los errores cometidos. Es el acto de arrepentimiento entre cada uno de nosotros y entre nosotros y D'os. Es la percepción que pagamos el libre albedrío con el precio de la responsabilidad personal.
Por eso, esta fiesta nos exige que nos demos a D'os directamente y ser bastante adulto para confesar a D'os nuestros pecados individualmente y colectivamente. Nos enseña que solamente nosotros podemos corregir nuestros desmanes y extravíos.
Esta tarea no es fácil y el día tampoco es fácil. El ayuno de Iom Kippur es exigente. Es difícil ir de una puesta de sol hasta la próxima puesta de sol sin comida o agua. ¡Qué rápidamente hasta el hombre más fuerte se da cuenta que frente a D'os es débil!
El mensaje espiritual de Iom Kippur es aún más difícil. El examen total de la vida, el acto de darse cuenta de los errores nos obliga a mejorarnos y a perdonar a los que desean mejorarse.
El acto de teshuvá también tiene su precio. Para ganarla hay que estar dispuesto de reconocer sus errores, cambiar el comportamiento, arrepentirse sinceramente y comenzar de nuevo. Nada fácil en un día difícil
Con la esperanza que vuestro ayuno sea fácil y sus pensamientos sean profundos.

Rab Tarlow

13.9.10

Teshuva - arrependimento


Com la conclusión de Rosh Ha'Shaná, ya entramos en los días antes de la fiesta religiosa más importante del año judío, Iom Kipppur. Si Rosh Ha'Shaná nos ofrece las herramientas necesarias para hacernos en mejores personas; Iom Kippur nos desafía a utilizarlas. Estos días entre Rosh Ha'Shan´e Iom Kippur se llaman Aseret Y'me-Teshuvá/Los diez días de Teshuvá. Son los días cuando tratamos de corregir nuestros errores y pedir perdón por nuestros pecados del año pasado. Durante los días entre Rosh ha'Shaná e Iom Kippur todos tenemos que pedir perdón a los que hayamos herido. Estos días nos enseñan que: primero se pide disculpas de nuestros prójimos y al haber pedido nuestras disculpas sinceras, entonces podemos dirigirnos a D'os y pedir Sus disculpas.

Esta vuelta hacia D'os se llama en hebreo, Teshuvá. No se puede traducir la palabra teshuvá. Es más que el arrepentimiento, es la vuelta simultanea hacia nosotros mismos y hacia D'os; es el acto de arrepentirse y a la vez cambiar los rumbos de la vida. La teshuvá es más que una vuelta a D'os, es también el esfuerzo de encontrar las respuestas adecuadas de la vida para poder dirigir nuestra historia personal y colectiva desde lo malo hacia lo bueno. Por eso, la teshuvá es mucho más que simplemente decir "lo siento mucho." Indica una vuelta total en nuestra actitud, un reconocimiento de nuestros errores, una oportunidad de borrar la pizarra y transformarla en limpia y al darnos cuenta de nuestro egoísmo, reparar el daño que hemos hecho a nuestros prójimos y a nuestros queridos.

El judaísmo nos recuerda que la vida es una pizarra y que escribimos en ella lo que deseamos. Podemos usar la vida para ser personas de carácter y realizar mitzvot o podemos permitir que nuestros deseos obscuros, el egoísmo y lo egocéntrico nos conquisten. Estos días nos enseñan que la opción está en las manos de cada ser humano. En el judasimo no podemos culpar a los otros por nuestros errores. Debemos aceptar la resonsabilidad por nuestras propias acciones.
Hay un hipótesis clásica y rabínica que nos dice que la teshuvá existía antes de la creación del mundo. ¿Comprendieron estos rabinos de la antiquidad que todos somos capaces de fallar, y por eso, D'os nos dio el remedio hasta antes de la enfermedad? ¿Sabían que todos podemos herir a nuestros prójimos e irónicamente a menudo herimos más a los que nos quieren más y merecen nuestro desdén menos?

Desde la perspectiva judía nuestras relaciones inter-personales se destruyen no por causa de nuestros fallos sino por nuestra incapacidad de percibir nuestros errores, confesarlos, corregirlos y encontrar la manera de repararlos. ¿Somos tan arrogantes que no podemos confesar nuestros errores y por eso no los corregimos? ¿Qué opinan Vds.? ¿Cómo harán la teshuvá?
En el espíritu de estos días de teshuvá: os pido disculpas por cualquier ofensa que les haya cometido durante el año pasado por un acto de omisión o por un acto de comisión.

Rabino Peter Tarlow

6.9.10

Um Bom Ano Novo - Shanah Tovah

Desejo um bom Rosh Hashana a todos e que o ano de 5771 seja melhor, que o anterior.
Z.A.

Mas qual é o significado de Rosh Hashana?

Rosh Hashaná (em hebraico ראש השנה , literalmente "cabeça do ano") é o nome dado ao ano novo no judaísmo. Dentro da tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico.
A Torá refere-se a este dia como o Dia da Aclamação (Yom Teruá Levítico 23:24), pelo que os judeus caraítas seguem esta data mas não o consideram como princípio do ano.
Já a literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram em erro ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal. Também teria sido neste dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Por isto considera-se este dia como Dia de Julgamento (Yom ha-Din) e Dia de Lembrança (Yom ha-Zikkaron), o início de um período de introspecção e meditação de dez dias ( Yamim Noraim) que culminará no Yom Kipur, um período no qual se crê o Criador julga os homens.
A celebração começa ao anoitecer desta quarta-feira com o toque do shofar. É costume comer-se certos alimentos representativos durante o Rosh Hashaná como maçãs com mel e açúcar para representar um ano doce. Também se come "Rosh shel Dag", cabeça de peixe. Esse alimento incentiva a começar um ano bom com a cabeça, a parte mais alta do corpo. Durante a tarde do primeiro dia realiza-se o tashlikh, um costume de recitar-se certas preces e jogar pedras ou pedaços de pão na água como um símbolo da eliminação dos pecados.

Sinagoga reactivada em Budapeste

Autoridades civis e religiosas da Hungria e Israel estarão presentes na reinauguração de uma das mais antigas sinagogas em Budapeste, que até recentemente era usada como um estúdio de televisão. A sinagoga foi inaugurada em 1821.
Após o Holocausto, durante o qual centenas de milhares de judeus húngaros foram mortos, muitos dos seus membros veio de um orfanato judeu muito próximo. Na década de 1960, o edifício foi convertido num museu têxtil, sendo mais tarde, um estúdio da televisão nacional da Hungria. A população judaica da Hungria é estimado em cerca de 100.000.

E porque não em Portugal?

Em Portugal existem sinagogas desativadas e outras que foram ocupadas. O exemplo de Budapeste poderia ser seguido. Fazem parte da história Peninsular, Portuguesa e Judaica. O governo do País tem a responsabilidade de reconstruir e manter todo esse património, mas por outro lado, as comunidades existentes, deveriam ter papel mais ativo. Portugal teve imensas comunidades Judias espalhadas no seu território, que ajudaram ao desenvolvimento do País e na sua expansão territorial, mas a chegada da Inquisição Católica fez com que gradualmente desaparecessem. Num estudo efectuado por uma Instituição Americana, há cerca de 3 anos levou a concluir, de que cerca de 35% dos portugueses teriam ligações a antepassados Judeus. Por outro lado, no séc XV, Portugal teve a maior comunidade de Judeus de toda a Europa – cerca de 200.000.

5.9.10

A Paz da Hezbollah


Hezbollah tem 15 mil rockets na fronteira com Israel

O movimento xiita libanês Hezbollah "transformou vilas inteiras em campos armados e dispõe de cerca de 15 mil rockets ao longo da fronteira com Israel.
A maior parte das cidades de Israel, inclusive Eilat, que se situa no extremo sul do país, estão ao alcance destas armas, que serão "quatro vezes mais numerosas" do que durante a guerra entre Israel e o Líbano, em 2006.
"Muitos [dos rockets] estavam ao ar livre. (...) Mas agora estão nos hospitais, dentro de casas civis e nas escolas, porque se Israel retaliar, a opinião pública se virará contra. Estes continuam a ser os locais preteridos do hezbollah para armazenamento de material bélico, bem como do hamas, ambos grupos terroristas e patrocinados por capitais iranianos.
Durante a segunda guerra do Líbano, no verão de 2006, o Hezbollah disparou mais de quatro mil rockets contra o Norte de Israel, obrigando os seus habitantes a refugiarem-se em abrigos.

Nota pessoal

A foto elucida claramente várias situações. Uma, o fanatismo islâmico terrorista dos seus elementos. A outra, a razão, porque o líder do Irão tantas declarações nefastas faz contra o Holocausto, os Judeus e Israel. A posição do braço, é exactamente a cópia dos nazistas.
Para quem tinha dúvidas, penso desfazerem-se por completo.

3.9.10

Parasha semanal

Esta semana leemos una sección semanal doble. Las dos son relativamente breves. La primera se llama Nitzavim (Deuteronomio. 29:9-30:20). Se comienza con el amontamiento final de Moisés del pueblo. Les avisa que tengan cuidado en no justificar sus errores y su comportamiento inapropiado. Les explica que es demasiado fácil pedir disculpas por acciones equivocadas. Él insiste que cuando se cometen errores, debemos aceptar la responsabilidad, encontrar la manera cierta para corregirlos, y no volver a repetirlos. También trata de inspira la nación, diciendo al pueblo que estas mitzvot no son demasiados difíciles para realizar, que forman la base de la vida comunal. Moisés recuerda a Israel que el pueblo es solamente tan fuerte como su fuerza moral, y por eso que su código moral (la Torah) sería un factor principal en su supervivencia.

La segunda sección semanal se llama VaYelej (Deuteronomio 31:1-31-30). Vaylej continua con los temas de Nitzavim y también nos relata los planes para la transición de poder político desde Moisés a Josué. Nos enseña que los momentos de transición nos proveen nuevas oportunidades pero a la vez desafían nuestras "zonas de comodidad." Moisés, el pegamiento que ha unificado a Israel, saldrá pronto del escenario de la historia y un nuevo líder y una nueva generación tendrán que asumir el poder y aceptar la responsabilidad.
Estas secciones tratan menos del pasado que de la actualidad. Hay el uso constante de palabras como "ha'yom (hoy) para dar hincapié al concepto que estos principios no son reliquias del pasado sino, en cada generación, conceptos actuales. La sección nos recuerda que todos estamos en un momento de transición. Para los que son lectores del texto en el hebreo original, notarán el poder del lenguaje y el hecho que este discurso final de Moisés no está dirigido a ningún élite sino a todos. los jóvenes y los viejos, los pobres y los ricos. En estas dos secciones notamos que siempre Nos dice que todos necesitamos (re) construir nuestras relaciones interpersonales sobre todo cuando los limites del tiempo y del espacio nos quitan la libertad de acción. Por eso, Moisés nos desafía a incluir la gente no vista. Nos hace preguntarnos; ¿cómo nos hacemos en personas más inclusivas en vez de ser personas exclusivas? ¿Somos buenos en dar la bienvenida al extranjero y en dejar algo positivo para nuestra comunidad?

Esta semana ya comenzamos la temporada del arrepentimiento (Teshuvá). Es una temporada que no trata solamente de nuestros errores y fallos sino de nuestras oportunidades de corregirlos y pedir disculpas verdaderas. Estas semanas también nos dan la oportunidad de preguntarnos: ¿hemos desarrollado durante el año, hemos crecido éticamente, moralmente e intelectualmente?

Estas dos secciones semanales entonces nos enseñan que las cosas malas acontecen, que todos hacemos errores, que el ser humano tiene su lado constructivo y destructivo y por eso debe enfrentarse realisticamente y verse como es. Nos dicen que nuestro desafío es renovarnos, y saber que hasta cuando nos sentimos solo, D'os está con nosotros. Recemos y trabajemos para que los días mejores nos vendrán.

Rab Peter Tarlow

SHABAT SHALOM