6.9.10

Sinagoga reactivada em Budapeste

Autoridades civis e religiosas da Hungria e Israel estarão presentes na reinauguração de uma das mais antigas sinagogas em Budapeste, que até recentemente era usada como um estúdio de televisão. A sinagoga foi inaugurada em 1821.
Após o Holocausto, durante o qual centenas de milhares de judeus húngaros foram mortos, muitos dos seus membros veio de um orfanato judeu muito próximo. Na década de 1960, o edifício foi convertido num museu têxtil, sendo mais tarde, um estúdio da televisão nacional da Hungria. A população judaica da Hungria é estimado em cerca de 100.000.

E porque não em Portugal?

Em Portugal existem sinagogas desativadas e outras que foram ocupadas. O exemplo de Budapeste poderia ser seguido. Fazem parte da história Peninsular, Portuguesa e Judaica. O governo do País tem a responsabilidade de reconstruir e manter todo esse património, mas por outro lado, as comunidades existentes, deveriam ter papel mais ativo. Portugal teve imensas comunidades Judias espalhadas no seu território, que ajudaram ao desenvolvimento do País e na sua expansão territorial, mas a chegada da Inquisição Católica fez com que gradualmente desaparecessem. Num estudo efectuado por uma Instituição Americana, há cerca de 3 anos levou a concluir, de que cerca de 35% dos portugueses teriam ligações a antepassados Judeus. Por outro lado, no séc XV, Portugal teve a maior comunidade de Judeus de toda a Europa – cerca de 200.000.