26.8.10

Sinagoga de Paris recebe ameaças de morte


Uma carta contendo uma cruz suástica, balas e ameaças escritas de morte foi enviada a uma sinagoga em Drancy, subúrbio a norte de Paris, onde foi um famoso campo de trânsito para os Judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

A carta havia sido enviada em 14 de Agosto e só foi descoberta, após o regresso das férias de verão. Foi pedido às autoridades para "reforçar a segurança em todos os lugares de culto", pois o Ano Novo Judaico é já no próximo mês. Ghozlan disse que uma carta semelhante foi enviada a uma sinagoga em Stains, outro subúrbio do norte de Paris.

Drancy foi um local criado pelo regime colaboracionista de Vichy durante a Segunda Guerra Mundial, por onde cerca de 65 mil judeus foram deportados para campos de extermínio.

Em 1976, um memorial foi criado em Drancy. Desde então, o local foi destruído pelo menos duas vezes com suásticas e grafites anti-semíticos.


Nota pessoal

*Para quem tenha dúvidas de que ainda no séc.21, o anti-semitismo faz parte do passado, este facto é mais um exemplo do comportamento de forças radicalistas, umas de extrema-direita, outras de extrema-esquerda e as do interior do universo muçulmano.

*Para, quem pense não ser necessário relembrar o Holocausto, pois aqui tem mais uma evidência, quão importante é este tema.