1.12.09

Mar Morto necessita do seu voto


O Mar Morta, localiza-se em Israel, está abaixo do nível do mar cerca de 400 metros e é o ponto mais baixo no nosso planeta. Está aberto o concurso para as 7 maravilhas do mundo. Para que esta maravilha não desapareça e deixe de ser apreciada, participe e deixe o vosso voto. Entre neste link


http://www.new7wonders.com/


Como deve ser do conhecimento geral, o Mar Morto está em risco de desaparecimento, mas se o tornarmos como uma das 7 maravilhas do Mundo, então, as hipóteses de sobreviver irão aumentar, de acordo com os ambientalistas. Segundo previsões actuais, dentro de 40 anos, esse enorme lago e extremamente salgado poderá vir a tornar-se numa poça de água.

O Mar morto com uma superfície de aproximadamente 1050 km2, correspondente a um comprimento máximo de 80 quilómetros e a uma largura máxima de 18 km, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia, Israel e a Cisjordânia.

O Mar Morto recebe as águas do rio Jordão, que por sua vez as recebe do Mar da Galileia.

Como nos últimos 10 anos tem chovido muito pouco, a Galileia tem sido impedida de fornecer a quantidade de água suficiente para manter o original volume de caudal do rio Jordão.

O Mar Morto tem esse nome devido a grande quantidade de sal por ele apresentada, dez vezes superior à dos demais oceanos, o que torna impossível qualquer forma de vida - flora ou fauna - em suas águas. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo. Em termos de concentração, e em comparação com a concentração média dos restantes oceanos em que o teor de sal, por 100 ml de água, não passa de 3 g, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 g de sal por 100 ml de água, ou seja, dez vezes superior.

Não se esqueçam, que tanto a Galileia, rio Jordão e Mar Morto são locais também comuns ao Cristianismo e como tal, justificação não só pelo seu voto, mas também para uma viagem a Israel.