25.11.09

PARA QUANDO EM PORTUGAL?

poortugaal cidade dos judeus, Holanda. Um legado importante dos judeus sefaraditas portugueses.

Vai realizar-se em Nova Iorque, no Centro para a História Judaica, um simpósio sobre a ligação histórica de Espanha e os Judeus.

O acontecimento terá o título “Os Judeus de Espanha: o passado e o presente”. Nele estarão presentes historiadores de renome dos Estados Unidos, Canada, Israel um membro do governo Espanhol.

A ligação histórica entre a Espanha e os seus Judeus tem sido um estudo de contrastes. Apesar de ter sido em Espanha o nascimento da Cultura Sefardita, em Espanha também aconteceu um dos episódios mais tristes da história Judaica.

A Federação Sefardita Americana/Casa Sefardita examinará estas ligações no simpósio, de 5 a 7 de Dezembro, como responsável pela organização e a contribuição do Consulado Geral de Espanha, em Nova Iorque.

O programa começará com as contribuições dos Judeus para com Espanha – pensamentos, misticismo, Maimonides,etc, na área da cultura – artistas, poetas, etc., depois a parte mais negra do período medieval – A inquisição, a Diáspora, etc., e finalmente A Espanha e os Judeus de Hoje. Estará também presente, o presidente da Federação das Comunidades Judias Espanholas.

Será publicado um livro sobre a raíz profunda da herança Sefardita em Espanha, em Inglês, mas haverá tradução em Espanhol e distribuído nas universidades, livrarias, etc., por toda a Espanha.

Este simpósio está aberto a todos, Judeus ou não, a fim de o público nova iorquino se enriquecer no conhecimento da experiência Judaica Sefardita.

Este simpósio faz parte de outros programas do ano 2009/10, como por exemplo “Jerusalém e os Judeus de Espanha”, “Festival do cinema Sefardita Judeu”, debates sobre “Maimonides e Nós”, “As filhas de Sara”, e “A presença Judaica na Literatura Catalã Contemporânea”.

#

E porque não um Simpósio em Portugal? As comunidades poderiam propor ao governo Português tal iniciativa, através do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado do Turismo.

Com tanta riqueza histórica da ligação dos Judeus a Portugal e ao Mundo, daria para descentralizar e um ano de actividades culturais Judaicas.

O Povo Português necessita também de se enriquecer em conhecimento e saber a verdade do lado negro do seu passado.

Os primeiros emigrantes judeus a chegar às Américas eram portugueses.