16.11.09

Shimon Peres no Brasil

Na semana passada, o presidente de Israel Shimon Peres esteve de visita ao Brasil. Na sua comitiva iam empresários israelitas ligados às áreas da tecnologia da água, agricultura, comunicações, energia, saúde e segurança.

A sua visita foi um êxito e enfatizada por algumas das suas afirmações:

"As declarações de Ahmadinejad preocupam-me. Mas, realmente, o que mais me entristece, é a falta do soldado Gilat Shalit. Não vamos descansar, enquanto ele não voltar para casa e para o seu povo.
O destino de um judeu é o destino de todos os judeus"

Em discurso perante a comunidade judaica, Shimon Peres destacou que Israel não é inimigo do Irão, até porque o primeiro sionista foi um iraniano, mas repudia o discurso do actual presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad: "Quem prega um futuro de morte, ódio e arrogância não tem futuro. Os próprios iranianos não gostam dessa política. Nós vamos superá-lo com a força dos nossos valores". E aproveitou para convidar Ahmadinejad a visitar Israel: "Quero que ele observe os braços marcados das vítimas do Holocausto!". Depois de afirmar que Israel, em 61 anos de história, enfrentou nove guerras e ganhou todas - "não começámos nenhuma, mas não podíamos perder" -, Peres também citou uma frase de David Ben Gurion: "Não sei se o exército de Israel é o melhor do mundo. O que sei é que não existe exército melhor do que o de Israel". Ao finalizar, o presidente de Israel frisou: "Não temos ouro ou petróleo. Temos que viver pelo nosso cérebro".

Após cumprimentar crianças de escolas judias fez esta solene afirmação á comunidade – “Cuidem das vossas crianças. Que elas continuem judias”.