7.12.08

RAQUEL

Na Parashá desta semana, Vaietze, Yaacov fugiu para escapar da raiva do seu irmão Essav, que queria matá-lo. Foi para a casa do seu tio Lavan, que tinha duas filhas, Rachel e Lea. Yaacov apaixonou-se por Rachel, a filha mais nova, não pela sua beleza física, mas pelas suas características espirituais. Como não tinha nenhum dinheiro para o dote, Yaacov trabalhou sete anos por Rachel.

A Torá conta-nos que Lavan era uma pessoa extremamente desonesta em todos os seus actos e tentou enganar Yaacov durante todos os anos em que ele trabalhou por Rachel. Yaacov era exactamente o oposto, uma pessoa correcta e honesta. Mas Yaacov não era tonto, ele sabia que o seu tio faria de tudo para enganá-lo e tentou se precaver de todas as maneiras possíveis. E assim está escrito: "Yaacov amou Rachel, e então ele disse (para Lavan): 'Eu trabalharei para si sete anos por Rachel, a sua filha, a mais nova" (Bereshit 29:18). Porque Yaacov teve que falar "a sua filha, a mais nova"? Ele falou "a sua filha" pois sabia que se dissesse apenas "Rachel", Lavan traria no final dos sete anos uma outra mulher chamada Rachel. E Yaacov também falou "a mais nova" pois imaginou que Lavan poderia trocar o nome das suas filhas. E se mesmo assim Lavan tentasse enganá-los, Yaacov combinou com Rachel um código que ela deveria dizer no momento do casamento, quando estivesse com a cabeça coberta pelo véu e não fosse possível ver o seu rosto. Mas a Torá ensina-nos que apesar de todos os esforços de Yaacov, Lavan teve sucesso em trocar as filhas. Como isso foi possível?

Segundo o Midrash (parte da Torá Oral) que o povo judeu, durante a época do Primeiro Beit-Hamikdash (Templo Sagrado), cometeu o terrível pecado da idolatria. D'us decidiu destruir o Beit-Hamikdash e exilar o povo judeu para sempre. Imediatamente as almas dos patriarcas e das matriarcas começaram a implorar por misericórdia. Mas a transgressão era tão grave aos olhos de D'us que nem os méritos de Avraham, nem de Itzchak nem de Yaacov eram suficientes. Somente quando Rachel chorou e implorou por perdão D'us escutou e falou: "As tuas lágrimas não foram em vão, Rachel. Pelos teus méritos Eu trarei no futuro o povo judeu de volta do exílio".. Qual foi o grande mérito de Rachel?

No dia do casamento de Rachel com Yaacov, ela estava muito feliz, afinal havia encontrado um grande Tzadik com que poderia construir uma casa com muita espiritualidade. Porém, no decorrer do dia começou a perceber que algo estranho estava a acontecer. Ao invés do seu pai Lavan prepará-la para o casamento, quem estava sendo preparada era a sua irmã Lea. Ela entendeu que as suspeitas de Yaacov estavam correctas, pois Lavan ia mesmo tentar enganá-los. Quando Lea estava a sair para o casamento, Rachel lembrou-se do código que havia combinado com Yaacov. Ficou a pensar o que aconteceria quando Lea fosse desmascarada sob a Chupá, diante de centenas de convidados. Ficou imaginando a vergonha e a humilhação que ela passaria na frente de todos. Juntando todas as suas forças, Rachel correu até Lea e contou-lhe o código. Yaacov havia-se precavido contra todas as formas de engano, mas nunca havia lhe passado pela cabeça que Rachel poderia chegar áquele nível espiritual quase sobre-humano de abrir mão da sua felicidade para não envergonhar a sua irmã em público. E somente assim foi possível que realmente Lavan enganasse Yaacov.

Quando a alma de Rachel apresentou-se diante de D'us para pedir misericórdia pelo povo judeu, ela falou: "Criador do Universo, eu esperei sete anos para me casar com o meu amado Yaacov. O meu pai trocou-me pela minha irmã Lea, e quando eu percebi que Lea seria envergonhada e tudo ficasse a descoberto, então eu tive compaixão pela minha irmã e ensinei-lhe o código. Eu superei os meus próprios sentimentos e não fui egoísta. Eu permiti a presença de uma concorrente na minha própria casa. Portanto, se eu fui capaz de fazer isto, Tu, que és infinitamente misericordioso, também podes perdoar o Teu povo que, por uma falha, colocou um concorrente na Tua casa". D'us concordou com Rachel e prometeu, pelos méritos dela, trazer de volta o povo judeu.

Vivemos num mundo onde o valente é aquele que defende a sua honra através do uso da violência. Valente é aquele com língua afiada, rápido em responder a qualquer ofensa com palavras duras. Mas esta definitivamente não é a visão da Torá, como nos ensina o Pirkei Avót (Ética dos Patriarcas): "Quem é o valente? Aquele que vence a sua má-inclinação". Muitos na história conseguiram conquistar cidades mas não conseguiram conquistar os seus próprios instintos.

A salvação do povo judeu virá pelos méritos de Rachel. Dela aprendemos o enorme valor de uma pessoa fechar a boca para não humilhar outra pessoa em público. Os nossos sábios ensinam que o mundo é sustentado por aquele que fecha a boca no momento da discussão. Passar por cima da raiva não é sinal de cobardia, é sinal de grandeza. O que nos eleva acima de todo o mundo material é a capacidade de não reagir á força, de manter o controle, mesmo nas condições mais adversas.