O pior cego é o que não quer ver
A Parashá desta semana, Chaiei Sara, conta que Avraham estava a ficar velho e decidiu que era hora de procurar uma esposa parao seu filho Itzchak. Como Avraham queria que Itzchak se casasse com alguém da sua família, enviou o seu servo Eliezer até á sua cidade natal com a missão de trazer de lá uma esposa para Itzchak. A Torá ensina-nos, que Eliezer conseguiu cumprir a sua missão e voltou com Rivka. Mas se prestarmos atenção aos detalhes, percebemos que o comportamento de Eliezer foi muito estranho.Por exemplo, quando Eliezer chegou á cidade de Aram Naharaim parou com os seus camelos ao lado de um poço e rezou para que D'us o ajudasse na sua missão. Mas porque a necessidade de rezar, ele não confiava na força espiritual de Avraham, que certamente já havia rezado muito para que tudo corresse bem? Além disso, ao invés de ir directamente procurar a família de Avraham, parou ao lado do poço e fez um estranho pedido a D'us. Ele pediu a D'us a confirmação de um sinal com o qual ele reconheceria a mulher certa para Itzchak. Quando alguma mulher viesse ao poço ele pediria-lhe água, e caso ela lhe desse e também oferecesse água aos camelos, seria o sinal de que era a pessoa certa. Rivka foi a primeira mulher que chegou ao poço e o sinal logo se cumpriu, pois ela serviu água para Eliezer e ofereceu também aos seus camelos. Eliezer imediatamente deu-lhe as jóias que havia trazido como presente, sem perguntar se ela realmente era da família de Avraham. Porque ele nem sequer lhe perguntou o nome antes de dar as jóias? Se fosse a mulher errada, ele perderia todas as jóias!
Quando Eliezer chegou á casa de Rivka para conhecer os pais dela e pedir permissão para levá-la para casar-se com Itzchak, convidaram-no a entrar e ofereceram-lhe comida, mas novamente ele agiu de maneira estranha, recusando a comida e dizendo "Comerei apenas quando tiver dito tudo o que eu vim dizer". Porque não começou a comer e durante o almoço contava o que queria dizer? Além disso, esta estranha pressa de Eliezer em terminar logo o seu trabalho também foi percebida quando a mãe e o irmão de Rivka pediram para que ela ficasse mais algum tempo com eles e somente depois fosse casar-se com Itzchak, mas Eliezer não aceitou e exigiu que ela fosse imediatamente. Qual o problema se Rivka ficasse mais alguns dias com a família? Portanto, percebemos que Eliezer tentou fazer tudo de forma rápida, às vezes até de forma precipitada, como se precisasse terminar a sua função urgentemente. Porquê?
Segundo o rabino Saba, Eliezer era conhecido não apenas pela sua grande sabedoria, mas também pela sua retidão e fidelidade a Avraham. Quando ele recebeu a função de procurar uma esposa para Itzchak, percebeu que tinha um grande dilema. Por um lado queria cumprir a sua função de maneira exemplar, mas por outro lado percebeu que tinha "Neguiot" (interesses), isto é, havia algo no seu subconsciente capaz de atrapalhar o seu trabalho: a vontade de casar Itzchak com a sua própria filha. Ele sabia das qualidade de Itzchak e sonhava num marido assim para a sua filha, por isso entendeu que se deixasse a sua natureza agir, começaria a ter preguiça e buscaria todas as oportunidades e desculpas para não cumprir a sua missão.
Ensina o Rambam (Maimônides) que o ser humano deve andar, em relação às suas características, pelo caminho do meio e não ser um extremista. Por exemplo, em relação à doações de dinheiro, a pessoa não deve nem ser mesquinho nem esbanjador. Mas ensina o Rambam que quando uma pessoa sente que uma característica pendeu fortemente para um dos lados, ele deve se esforçar para ir ao outro extremo e assim conseguir voltar ao meio termo. Foi exactamente o que fez Eliezer quando sentiu que os seus interesses podiam subornar os seus actos, lutou como um leão contra a sua natureza, mesmo que fosse necessário ir ao extremo contrário, para que a sua missão tivesse sucesso.
Apesar de saber que Avraham já tinha rezado, Eliezer pediu em especial para que D'us o protegesse e não o deixasse cair nas armadilhas dos seus interesses. Quando ele viu em Rivka os sinais que havia pedido a D'us, imediatamente deu-lhe as jóias, pois mesmo se não fosse a mulher certa e ele tivesse que pagar a Avraham o valor de todas as jóias, mesmo assim ele preferiu o risco de perder dinheiro do que o risco de ser enganado pela sua vontade. Também por esse motivo Eliezer não quis comer antes de falar com os pais de Rivka, para não deixar nenhuma porta aberta aos seus interesses e estes interferirem. E finalmente quando a mãe e o irmão de Rivka pediram para que ela ficasse mais alguns dias com eles, Eliezer não aceitou, com medo que se ele aceitasse seria por causa dos seus interesses.
Eliezer ensinou-nos a lutar contra os nossos interesses, os "subornos" que recebemos das nossas vontades, que muitas vezes nos impedem de fazer o que é correcto. Quantas vezes o comodismo e o medo de perder prazeres nos faz continuar em caminhos que sabemos racionalmente estarem errados? Quantas desculpas buscamos para justificar os nossos actos, quando a verdade está óbvia diante de nós? Para ter sucesso espiritual, não basta querer fazer o que é correcto. É preciso lutar por isso.
"O pior cego é o que não quer ver"
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