14.11.08

Porção Semanal da Torá: Vaierá


Vaierá Bereshit (Gênesis) 18:01 - 22:24

Avraham, no terceiro dia após o seu Brit Milá, sentou-se fora da sua tenda à espera de visitantes a quem pudesse estender a sua hospitalidade. Enquanto falava com o Todo-Poderoso, chegaram três visitantes (na verdade 3 anjos de D’us). Avraham interrompe a sua conversa com o Criador e convida-os para uma refeição. Um dos anjos informa-os, que dentro de um ano Sara, a sua esposa, dará à luz um filho, Ytschák (Isaac).
D'us diz a Avraham que irá destruir Sodoma por causa da sua absoluta perversidade (esta cidade é a origem da palavra sodomia). Avraham pede a D'us que poupe Sodoma caso haja 10 pessoas justas morando por lá, mas não tem sucesso pois não havia 10 pessoas correctas na cidade. Lot (o sobrinho de Avraham) escapa da destruição com as suas duas filhas. Outros acontecimentos: Avimélech, rei dos Filisteus, quer casar-se com Sara (a esposa de Avraham); o nascimento de Ytschák; Avraham e Avimélech fazem um pacto em Beer Shéva; Avraham é ordenado por D'us a pegar no seu filho, Ytschák e sacrificá-lo (Akeidát Ytschák); por fim, o nascimento de Rivka (Rebeca), a futura esposa de Ytschák. Quer saber a recompensa por ouvir e cumprir os mandamentos do Todo-Poderoso ? Foi isto que D'us disse a Avraham: "... com certeza o abençoarei e farei multiplicar os seus descendentes como as estrelas do céu e como os grãos de areia da praia; e os seus descendentes derrotarão os seus inimigos. E todas as nações da Terra serão abençoadas através dos seus descendentes, por teres ouvido a Minha voz".

Dvar Torá:baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

Quando os três anjos passaram pela tenda de Avraham, ele implorou-lhes que aceitassem a sua hospitalidade, “já que os senhores passaram pelo seu servo (Bereshit 18:5)”. Como é possível que Avraham tenha considerado a passagem de 3 pessoas em frente à sua tenda como uma razão obrigatória para que aceitassem a sua hospitalidade ?
Rashi, o grande comentarista da Torá (França, 1040-1104), explica-nos, que a maneira como Avraham comunicou-se com os seus convidados demonstrou que ele considerava uma grande honra que estivessem a passar por ali. Tudo que fizeram, Avraham agradeceu como se o tivessem feito especialmente para ele. Ele agradeceu pela passagem na sua tenda e por aceitarem a sua hospitalidade como uma honra especial concedida especificamente a ele.
O rabino Yeruchem Levovitz (Polónia, 1874-1936) cita um princípio relatado no Talmud (Kidushin 7a) que quando se dá algo a alguém importante, o facto de esta pessoa aceitar o presente é considerado como se aquele que a presenteou estivesse recebendo algo dela. Portanto, presentear uma pessoa importante, na realidade, é estar recebendo.
Quem é considerado uma pessoa importante? Para um sujeito arrogante, ninguém. Para uma pessoa humilde, como Avraham, todos são considerados importantes. Ele respeitava e honrava todo o ser humano. Portanto, ele considerava servir alguém como um favor pessoal para si.

Lição a tirar: Encaremos toda a situação que nos aparecer como uma oportunidade para o nosso crescimento pessoal, o desenvolvimento do nosso carácter e para tornar este um mundo melhor, a cada vez que pudermos ajudar alguém. Encaremos AQUELAS pessoas como se elas nos estivessem a fazer um favor ao permitir que as ajudemos.


SHABAT SHALOM