31.10.08

Porção Semanal: Nôach


Bereshit (Genesis) 6:9 - 11:32

A Parashat Nôach começa ao descrever o carácter elevado de Nôach (Noé) que contrastou com a perversidade. Como resultado da maldade do ser humano, D'us envia um dilúvio para destruir todas as criaturas vivas, poupando apenas Nôach, a sua família, e pelo menos um par de cada espécie de animal, que vivem na arca durante o prolongado dilúvio. Quando as águas refluíram, quase uma ano após o início das primeiras chuvas, Nôach envia um corvo e uma pomba, para determinar se a terra está suficientemente seca para que possam deixar a arca e estabelecer-se na terra novamente. D'us promete que jamais destruirá a humanidade novamente por um dilúvio, e designa o arco-íris como um sinal deste pacto eterno. Nôach planta uma vinha, bebe da sua produção, e embriaga-se. Neste estado de intoxicação, vergonhosamente fica nu na sua tenda. Embora o seu filho Cham lide de maneira inadequada com o pai, os outros dois filhos de Nôach, Shem e Yefet, cobrem o pai de maneira respeitosa. Quando fica sóbrio, Nôach reage abençoando Shem e Yefet, e amaldiçoando Cham e o seu filho Canaan. Passam-se as gerações e o mundo é repovoado. O povo tenta empreender uma guerra contra D'us construindo a Torre de Babel, e D'us reage misturando os idiomas e dispersando as pessoas por todo o planeta. A porção da Torá conclui com uma nota encorajadora, o nascimento de Avraham, Abraão, e o seu casamento com Sara.

Mensagem da Parashá

"E de todo o vivo, de toda a criatura, dois de tudo, trarás à arca..."
Com esta instrução, Nôach é ordenado a preservar cada espécie que existia sobre a terra. Embora esta certamente pareça ser a coisa certa a ser feita, parece também ser uma tarefa impossível. Com as dimensões da arca limitadas a proporções relativamente modestas, parece altamente improvável que todos os animais encontrassem espaço na embarcação. Como, Nôach iria cumprir tal ordem? Felizmente, Nôach não precisava de se preocupar. Como o grande Ramban explica, as medidas da arca, embora de acordo com as leis da natureza, de maneira alguma poderiam abrigar todas as espécies existentes na terra, D'us neste caso suspendeu estas leis, de forma a preservar a Sua criação. Com este milagre, cada animal tinha amplo espaço dentro da arca. Entretanto, imediatamente nos deparamos com outra dificuldade: como a necessidade de um milagre parece inevitável, porque D'us deu a Nôach instruções tão precisas sobre medidas e outros detalhes da arca? Porque tanto trabalho para Nôach? Porque não permitir a Nôach que construísse uma simples jangada feita de duas pranchas de madeira? Uma vez mais, o Ramban fornece a solução. Embora um milagre fosse realmente necessário para o bem de todos aqueles animais aguardando a entrada na arca, o Criador desejava "minimizar" aquele milagre do modo que fosse possível. Sendo assim, Ele instruiu Nôach a construir um navio grande e sólido que pudesse ao menos suportar muitos dos animais. Apenas após a real capacidade da arca ter sido preenchida, D'us suspenderia as leis da natureza para criar amplo espaço para os animais remanescentes. Claramente, esta explicação fornece uma lição óbvia. Como o próprio Ramban declara, o Criador não deseja que confiemos apenas em milagres. O homem não pode simplesmente sentar-se e esperar que D'us preencha todas as suas necessidades. Ao contrário, a pessoa deve trabalhar e lutar para atingir o seu objectivo. Apenas depois de a pessoa poder dizer honestamente: "Fiz tudo aquilo que podia," lhe é permitido esperar que D'us mude as regras. Entretanto, parece haver uma mensagem mais profunda contida na explicação do Ramban. Rabeinu Bachya ensina que: "D'us criou o mundo para funcionar de acordo com as leis naturais do universo." Quando olhamos para o mundo, nada notamos de especial à primeira vista, apenas as mesmas velhas plantas, árvores e outras entidades funcionando normalmente. Sem lhes conceder um pensamento mais demorado, o mundo parece tedioso e mundano. A ordem natural do universo não desperta uma centelha de entusiasmo dentro de nós. Apenas quando nos detemos a examinar o universo mais detalhadamente é que o mundo ganha novo significado. O ciclo de vida do ser humano, as obras do cosmos, o relacionamento entre os animais e o seu ambiente - todos mostram a beleza, as maravilhas e a magnificência da natureza. Os cientistas continuam a maravilhar-se ante a precisão e a exatidão com a qual o mundo funciona. De repente, aquelas leis que pareciam tão sem sentido há um momento, agora inspiram um senso de reverência para com as criações de D'us. Por isso, Ele deseja manter a ordem natural do mundo sempre que possível. Suspender as leis da natureza seria introduzir um elemento de caos na espectacular e sensacional harmonia do mundo existente. Muitas pessoas perguntam porque Ele não realiza milagres hoje em dia. A resposta não se encontra num complicado argumento filosófico, mas num simples abrir de olhos a um mundo totalmente novo, pois os milagres acontecem todos os segundos de todos os dias, bem à nossa volta.

SHABAT SHALOM