8.11.08

Os judeus são normais?

Se for a uma igreja no domingo e perguntar a qualquer pessoa: "acredita em D'us?" Qual será a resposta? "Sim, claro." Se lhe perguntar: "Considera-se religioso? Qual será a resposta? "Sim." Se for a uma mesquita numa sexta-feira e perguntar a uma pessoa: "Acredita em D'us?" Qual será a resposta? "Com toda a certeza." Considera-se religioso? "Bem, obviamente." Isso é normal. Estas conversas fazem sentido. Agora vá até uma sinagoga em Yom Kipur. Pergunte ao judeu sentado na sinagoga, jejuando. "Acredita em D'us?" Você não conseguirá uma resposta directa: "Hum, isso depende do que quer dizer por 'D'us'." Isso se ele for do tipo filosófico. Caso contrário, dirá simplesmente: "Quem sou eu? Um rabino? Não sei." Então pergunte-lhe: "Considera-se religioso?" Já perguntou a um judeu se ele é religioso? Ele começará a rir. E então garantirá a si que de forma alguma é religioso. "Está brincando? Sabe o que como ao pequeno almoço?" Então ele dirá. "O meu avô, pelo lado materno, oh, esse sim era um homem religioso. Mas eu...?" Então você faz o que parece ser uma pergunta lógica. "Então, o que está a fazer aqui?" Por alguma razão, este judeu médio, que não acredita em D'us e é muito não-religioso, olhará para si como se estivesse louco e dirá: "O que quer dizer? É Yom Kipur!" Isso não é normal. Analisemos isso por um momento. O que este judeu está realmente a dizer? Você perguntou se ele acredita em D'us e a resposta foi "Não." ou então, "Quando eu era mais jovem acreditava." ou ainda: "Quando ficar mais velho começarei a acreditar." "Então não acredita em D'us?" "Não." "É religioso?" "Nada poderia estar mais longe da verdade." "Então porque está aqui?" "Porque é Yom Kipur!" O que ele lhe está a dizer é: "Porque estou aqui? Porque D'us quer que um judeu vá à sinagoga em Yom Kipur. Onde mais eu poderia estar?" Então você diz: "Mas não acredita em D'us." Ele diz: "E que tem?" e não entende qual é o seu problema. "Hoje é Yom Kipur, mesmo que eu não tenha um calendário. Isto é uma sinagoga, mesmo que eu não goste disso. E sou um judeu, mesmo que não seja religioso, e D'us é D'us, mesmo quando não acredito n'Ele. Portanto, qual é o seu problema?" Isso poderia ser desprezado, e infelizmente muitos de nós o desprezamos, como sendo pura hipocrisia. Dizemos: "Você não acredita em D'us e não é religioso - então não venha à sinagoga. Não venha aqui apenas para mostrar o quanto é judeu." O Rebe tem uma atitude completamente diferente. Esta insanidade é que nos faz judeus. Isso é que mostra como somos especiais no nosso relacionamento com D'us. Isto chama-se verdade. Não é a meu respeito. Não quero ser religioso. Não quero acreditar em D'us. Não desejo saber a respeito disso. Mas Ele quer, portanto aqui estou eu. O mesmo acontece em Pêssach. Cada judeu senta-se para o sêder. Pergunte a qualquer judeu num sêder: "Acredita em D'us?" A resposta será: "Deixe-me em paz..." "Você é religioso?" Ele engasgará com a matsá, rindo-se. "Então você está a celebrar o êxodo do Egipto 3000 anos atrás?" "História não é o meu forte." "Então porque está aqui?" "Onde deveria estar - é Pêssach." Isso é magnífico. Agora coloquemos isso tudo num contexto. Há 3313 anos D'us perguntou-nos se O desposaríamos. Dissemos: "claro, porque não?" Portanto, casamo-nos, e tivemos uma cerimónia de casamento extraordinária, com esplêndidos efeitos especiais - fizemos grande sucesso. Após o casamento Ele disse: "Tenho algumas coisas que gostaria que cuidassem, por favor... Volto já." Desde então não mais soubemos d'Ele. Por três mil, trezentos e treze anos. Ele tem enviado mensageiros, mensagens, cartões postais - você sabe, escrito nos muros... mas não ouvimos mais uma palavra d'Ele por todo este tempo. Imagine, um casal contrai matrimónio, e o homem diz à sua nova esposa. "Prepare-me algo para comer, por favor. Eu já volto." Ela começa a preparar. O esposo volta 3000 anos depois, vai até a casa, chega à mesa, senta-se na sua cadeira favorita e saboreia a sopa que está sobre a mesa. A sopa está fria. Qual será sua a reacção? Se for um homem sábio, não verá nada de errado nisso. Pelo contrário, ficará surpreso por ver que a casa ainda está lá. Fica surpreso por verificar que a sua mesa e a cadeira favorita ainda estão lá. Está completamente descrente de que verá uma tigela de sopa no seu lugar. A sopa está fria? Bem, em mais de 3000 anos, a sopa pode arrefecer. Agora estamos esperando Mashiach (Messias). O Rebe introduziu esta noção radical, que Mashiach está a chegar. O que torna isso tão radical? Significa que ele chegará sem um aviso-prévio de duas semanas. Sempre acreditamos que haveria algum aviso, para que pudéssemos agir de acordo antes que ele chegasse. Mashiach, agora? Mas não estou pronto. Não quero ser julgado no estado em que me encontro actualmente. Preciso de um pouquinho mais de antecedência. Se Mashiach vier agora, e quiser julgar, o que ele encontrará? Sopa fria? Se Mashiach vier agora, encontrará um povo judeu incrivelmente saudável. Após 3313 anos, estamos preocupados sobre sermos judeus, o que significa que estamos preocupados com o nosso relacionamento com D'us. Mashiach vem hoje, e pensará que a nossa sopa está fria. Sofremos pela ansiedade da separação. Sofremos por uma perda da conexão com os nossos ancestrais. Sofremos uma falta de conexão até mesmo com a nossa família próxima - a sopa está fria, a sopa está muito fria. Mas de quem é a culpa? E quem recebe os créditos pelo facto de que ainda exista alguma sopa? Nós somos um milagre. Tudo de que precisamos é fazer a conexão. Nós somos a cura. Não apenas para nós mesmos, mas para o mundo inteiro. Por meio de nós a cura é holística, é natural, é orgânica. O nosso relacionamento com D'us é orgânico. Não é uma religião que praticamos - trata-se de nós, de quem nós somos, o que somos. Portanto, o Rabino diz-nos, que o caminho a seguir leva-nos direito a D'us. Pule todos os passos, pule a Cabalá, vá directo a D'us e conecte-se com o seu propósito. O propósito não é cabalístico, é pessoal. D'us precisa que você cumpra uma mitsvá. Ele o enviou a este mundo para ser quem você é, porque apenas você pode fazer este tipo específico de mitsvá. Certo, as mitsvot são as mesmas para todos nós. Mas quando você a cumpre, é diferente, porque é holística. É com as suas emoções, com os seus problemas passados, com a sua educação, com o seu conhecimento e com a sua ignorância. Tudo isso vem junto e torna a sua mitsvá holisticamente única. Portanto, deixe que Mashiach venha agora e nos encontre com a nossa sopa fria, porque nada temos de que nos envergonhar. Somos realmente incríveis. E quando D'us quis desposar-nos, Ele sabia que estava realmente a fazer um bom negócio.