Porção Semanal da Torá: Haiei Sara
Bereshit (Génesis) 23:01 - 25:18
Sara morre aos 127 anos de idade. Avraham compra-lhe um túmulo na cidade de Hevrón, na Maarát HaMachpelá (caverna Machpelá). Avraham manda o seu servo, Eliezer, de volta à sua Terra natal, Harán, para procurar uma esposa para Ytschák. Eliezer impõe condições aparentemente muito estranhas para que a candidata ao matrimônio se qualifique para Ytschák. Curioso ? Confira o capítulo 24, a partir do versículo 12.
Rivka (Rebeca), sem saber, preenche os requisitos. Eliezer tem sucesso em conseguir a aprovação da família dela, apesar de não ficarem muito entusiasmados com a idéia de Rivka abandonar a sua Terra natal.
Avraham casa com Ketura e tem mais seis filhos. Ele manda-os para o Oriente, antes de morrer com 175 anos de idade. Ytschák e Ishmael enterram Avraham na Maarát HaMachpelá, ao lado de Sara. A porção encerra-se com a lista dos 12 filhos de Ishmael e com o seu falecimento, aos 137 anos de idade
Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
Ao ir comprar o local para enterrar Sara, a Torá declara sobre Avraham: “Avraham falou com Efrón perante os habitantes do lugar dizendo: ‘Por favor, ouçam-me: quero pagar por este local. Peguem o dinheiro e irei enterrar a minha esposa aqui’.”
Rashi, o grande comentarista da Torá conta que Avraham falou a Efrón: “O dinheiro está à sua disposição. Gostaria que já o tivesse pegado!” Porque Avraham estava tão ansioso em dar o dinheiro a Efrón?
A Torá compara a atitude de Avraham em relação ao dinheiro com a de Efrón. Efrón era extremamente ávido por dinheiro, o que demonstrou exigindo uma soma exorbitante pelo terreno que venderia a Avraham. Avraham, por outro lado, desejava acertar as suas contas o mais rápido possível. Ele não queria ficar com um dinheiro que não era seu. Por isso disse: “Gostaria, que já o tivesse pegado!”
Existem pessoas que, quando chega a hora de pagarem as suas dívidas ou a conta de algo que compraram, ‘arrastam’ o pagamento: ‘É a última folha do meu talão, e agora?’ ou ‘posso pagar amanhã, sem falta!’, ou ainda: ‘O meu marido (esposa) ainda não lhe pagou?’ São pessoas basicamente honestas
e que nunca pensariam em enganar ninguém. Entretanto, sentem muita dificuldade em se separar do seu dinheiro. Por isso, demoram na entrega do dinheiro que pertence a outros.
Aprendamos com Avraham a sentir alegria e satisfação ao saldar as nossas contas!
<< Home