17.11.08

TZADIK À CUSTA DOS OUTROS?

"O rabino Israel Salanter era um homem muito justo e rigoroso com o cumprimento das Mitzvót. Certa vez foi convidado por um dos seus alunos para o jantar de Shabat. O rabino explicou ao aluno que nunca aceitava um convite antes de saber os detalhes dos costumes da casa. O aluno começou a explicar:

- Na minha casa tudo é feito com todo o rigor da Halachá (lei judaica). A carne é comprada num talho cujo dono é conhecido como um homem muito temente a D'us. A comida é preparada por uma senhora muito séria, viúva de um grande estudioso de Torá. Tirando isso a minha esposa passa o tempo todo a supervisionar o preparo de cada comida. A mesa é caprichosamente arrumada para o jantar e entre um prato e outro nós conversamos sobre a Parashá da semana e estudamos Halachót (leis). Além disso também cantamos músicas de Shabat e a refeição costuma ir até altas horas.

Depois de escutar todos os detalhes, o Rav Salanter aceitou o convite, mas com a condição que o jantar não se estendesse tanto. O aluno atendeu o pedido do rabino, acelerou bastante o jantar e bem cedo já estavam a rezar. Após a reza o aluno virou-se para o Rabino e perguntou:

- E então, o Rabino encontrou alguma falha no meu Shabat?

O Rabino Salanter não respondeu, ao invés disso pediu para que aquela cozinheira viúva fosse chamada. Quando ela chegou á sala, o Rabino pediu perdão por tê-la cansado mais do que o normal ao mudar os costumes da casa e acelerar a refeição. A cozinheira abriu um sorriso e disse:

- Ao contrário, rabino, que seja abençoado e possa passar todas as refeições de Shabat aqui nesta casa. Em todos os Shabats a refeição costuma ir até muito tarde. Eu trabalho o dia inteiro, começo cedinho de manhã, chega um momento em que as minhas pernas latejam e o cansaço consome-me. Mas hoje, graças ao rabino, eu poderei voltar cedo para casa e descansar um pouco.

Quando escutou estas palavras, o Rabino virou-se para o seu aluno e falou:

- Aqui está a resposta á sua pergunta. O seu Shabat é realmente muito bonito, mas é isso que D'us quer, uma Mitzvá à custa da saúde de uma viúva? O seu Shabat somente será bom quando for bom para todos também!"

Muitas vezes temos tanta sede de crescer que esquecemos de olhar em volta para nos certificar de que não estamos a pisar alguém.