19.10.08

Shemini Atséret e Simhát Torá


BOM DIA! Se conhece alguma daquelas pessoas que são Judeus duas vezes por ano, diga-lhes para escolherem Simhát Torá e Purim, especialmente se tiverem filhos! Estas são as duas datas mais alegres do calendário Judaico.

Em Simhát Torá cantamos e dançamos, comemorando o encerramento da leitura da Torá e o início de um novo ciclo de leitura (importante: nós nunca encerramos a leitura ou o estudo da Torá: sempre continuamos!). Nestes dias de Sucót (de 14 a 22 de outubro) os homens não colocam Tefilim.

Neste Shabat há uma leitura especial da Torá para o Hol HaMoed. O que é Hol HaMoed? A Torá declara: No décimo quinto dia do sétimo mês, quando realizarem a colheita da sua safra, devem celebrar sete dias com o Todo-Poderoso. O primeiro e último dia devem ser dias de descanso (Vaikrá 23:39). Os dias entre o primeiro e o último da festividade de Sucót são chamados de Hol HaMoed, os dias intermediários.

A Torá ordena’nos a celebrar o primeiro e o ultimo dia, mas nós celebramos os dois primeiros e o sétimo e o oitavo. Porquê?

Primeiro, uma pequena retrospectiva do calendário Judaico. O nosso calendário é lunar e, periodicamente, é ajustado para manter-se sincronizado com o ano solar. Porquê? A Torá estipulou que Pessach, que ocorre no mês hebreu de Nissán, é celebrada na primavera. Como o ano lunar tem 354 dias e o solar 365, anualmente surge uma diferença de 11 dias (e mais algumas horas). Isto quer dizer que a cada 3 anos surge uma diferença de quase um mês (3X11 dias = 33 dias). Assim sendo, o mês de Nissán acabaria rolandopelas diversas estações do ano caso não se fizesse um ajuste. Para resolver isto, acrescenta-se um mês aproximadamente a cada 3 anos. Esta é a razão pela qual em alguns anos as pessoas comentam que Pessach ou Rosh Hashaná vieram mais cedoou mais tarde.

Na época em que os Judeus viviam na Terra de Israel e que o Sanedrin (Suprema Corte) funcionava no Grande Templo Sagrado, em Jerusalém, o início dos meses era declarado quando duas testemunhas afirmavam terem visto a lua nova. Mensageiros eram então enviados por todo Israel e para os países vizinhos, para que todos soubessem quando comemorar as festividades. Depois do fim do exílio na Babilônia, muitos Judeus não voltaram a viver em Israel. Para garantir que não acabassem comemorando alguma festividade fora da data, o Sanedrin decretou que celebrassem as festividades durante dois dias, garantindo assim que um destes dois dias seria o mesmo da festividade que estava sendo comemorada em Israel.

Alguns anos depois, o grande Sábio Hilel fixou um calendário permanente, utilizado até hoje, onde as pessoas que moram fora de Israel comemoram todas as festividades durante dois dias (com excepção do Yom Kipur (apenas um dia) e Rosh Hashaná, que também é comemorado por dois dias em Israel). É por isto que em Israel Simhát Torá e Shemini Atséret são comemorados juntos no oitavo dia de Sucót e fora de Israel comemoramos Shemini Atséret no oitavo dia e Simhát Torá no nono.

Qual a Essência de Shemini Atséret e Simhát Torá?

Segunda-feira ao entardecer, 20 de outubro, começa Shemini Atséret, que é uma festa à parte de Sucót. Rashi, o grande comentarista Bíblico (França, 1040-1104), explica que Atséret é uma expressão de afeição, como seria a usada por um pai ao se despedir do seu filho. O pai diria: A tua partida é difícil para mim; fica mais um dia!Depois que o Povo Judeu rezou pela vida e felicidade das 70 nações do mundo, a Torá e o Criador dão-nos mais um dia de festa para podermos fazer os nossos próprios pedidos. Isto é Shemini Atséret.

Terça-feira à noite começa Simhát Torá, onde celebramos o encerramento do ciclo anual de leitura da Torá e o seu reinício imediato. A noite e a manhã são preenchidas com danças e músicas ao redor da Torá.

Lemos a última porção semanal em Devarim, Vezót HaBerachá, e começamos imediatamente a leitura de Bereshit, iniciando o livro Gênesis. É realmente imperdível e, melhor ainda, traz todo o encanto e excitamento de sermos Judeus para as nossas crianças! Se costuma levar os seus filhos à sinagoga duas vezes por ano, uma delas deveria ser Simhát Torá!

Yzkor, a oração em memória de pessoas falecidas, é realizado na terça-feira de manhã, 21 de outubro.