2.11.10

A justiça Iraniana



Iraniana acusada de adultério será enforcada amanhã

A iraniana Sakineh Ashtiani, condenada à morte por adultério, deverá ser executada na quarta-feira por enforcamento, disse à Agência Lusa a responsável pela Comissão Internacional contra a Lapidação.
"Recebemos notícias do Irão, há três dias, de que o Supremo Tribunal enviou a carta de autorização de execução", disse Mina Ahadi, opositora ao regime iraniano refugiada na Alemanha desde 1996, e fundadora da Comissão Internacional contra a Lapidação (CIL).
Em cada prisão, há um comandante chefe responsável pelas execuções que, depois de receber autorização do Supremo Tribunal, efectua execuções às quarta-feiras, em todas as prisões, adiantou a responsável, contactada por telefone, a partir de Lisboa. "Quando o Supremo Tribunal autoriza a execução, então esta é levada a cabo na quarta-feira seguinte", especificou.
Em declarações anteriores, em Setembro, Mina Ahadi afirmou que o Irão recorreu a "uma manobra de diversão" ao acusar Sakineh Ashtiani de envolvimento na morte do marido, para a executar por adultério.
Mina Ahadi referiu na altura que Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por lapidação e punida com 99 chibatadas por ter mantido "relações ilícitas", já foi ilibada no Irão de envolvimento na morte do marido.