29.10.10

Porção semanal da Tora


A porção semanal da Tora desta semana chama-se Jaye-Sará (vida de Sarah). À primeira vista o nome parece irónico, porque a vida não é senão a morte. Encontra-se em Génesis 23:1-25-18. Há várias sub-histórias contidas nela. A busca começa com Abraão de um lugar para enterrar a sua esposa, em seguida, diz a Abraão para procurar uma esposa para o seu filho Isaque, em seguida, narra o casamento de Abraão com ktura e os seus filhos e finalmente termina com a morte de Abraão aos 175 anos.

Ao ler a porção da Torá pela primeira vez sentimos que são os homens ativos e mulheres passivas. Abraão organiza o funeral da sua esposa e o casamento do seu filho. No entanto, ao rever tudo isto em profundidade, os personagens principais são Sara na morte e Rebeca em vida.
O leitor, que não sabe ler hebraico, muitas vezes perde as idéias mais subtis do texto. Por exemplo, ao abrir a Tora e ler o capitulo 23:02 irá ver a frase ""VaYavo Avraham lispod l'Sarah vaLivcotah/Abraham fica de luto por Sarah e chora a sua morte ..."

No hebraico original a letra CAF (c em latim), localizada no meio da palavra "vaLivcotah" significa: e chorar por ela ", caf mais pequeno do que as outras letras. Por quê?" O texto nos ensina, que quando Sara morreu, Abraão não sentia o peso do luto? Abraão percebeu que Sarah desfrutou de uma boa e longa vida, durante a qual muito fez e que uma parte da vida deexito é saber quando sair do palco da vida?
Se o texto for lido nesta perspectiva, apercebe-se de certos princípios. Entre eles estão: (1), todos morrem, a morte é uma parte natural da vida, (2) o que importa não é o que acontece depois da vida, mas o que temos alcançado ao longo da vida, (3) até quando a perda é grande, temos a responsabilidade de continuar com a vida, celebrá-la e santificá-la.
A vida de Sara também nos ensina outras lições importantes. Apesar do fato de que Sarah conhecer o bom e o mau durante a sua vida e apesar das tribulações durante parte da sua vida, conseguiu viver uma vida relativamente tranquila. Sara recusou-se a ser pessimista, mas até mesmo os seus piores dias era otimista e tinha fé em Deus. Ela entendeu que a vida não é perfeita, mas o seu objetivo é aperfeiçoar o nosso caráter e com consistência enfrentar as novas oportunidades de crescimento.

Muitos de nós só consegue entender no final da vida o que Sara percebeu durante a sua vida. Quando vivemos num estado de tristeza eterna, encurtamoa a vida e privamo-nos da alegria de viver.

A beleza da sua vida começa, quando aproveita o tempo que Deus lhe deu com cuidado. O texto diz-nos, que a Sara, como todos nós cometeu erros. Sara, no entanto, não estava entristecida pelos seus erros, mas, fazia o possível para melhorar e não repetí-los.

Como passa os seus dias? Siga o exemplo de Sara. Melhore as suas atitudes e viva feliz, com otimismo.

Shabat Shalom