15.11.10

Guarda e as Judiarias

O Presidente da Câmara da Guarda esteve presente no lançamento do livro “As Judiarias de Portugal”, de Maria José Ferro Tavares, e no lançamento de Quatro”Meu Selo”alusivos à Herança Judaica na Guarda, no passado dia 19 de Outubro, na Sala António de Almeida Santos.

Esta acção resultou de uma parceria da Agência para a Promoção da Guarda com os Correios de Portugal. O que se pretende? Fomentar e valorizar a cultura judaica como um importante factor identificativo e de desenvolvimento.

Segundo a autora, os objectivos desta publicação são "erguer a memória de um tempo em que cristãos e judeus conviviam no espaço municipal sem se misturarem" e "ressuscitar os ténues vestígios do património, que ainda hoje sobrevive nos concelhos que conheceram a presença do povo judeu nas suas ruas e nos seus bairros".

Em cinco capítulos (‘As ruas dos Judeus’, ‘Grandes judiarias em Portugal’, ‘Entre o Tejo e o Douro’, ‘Entre o Tejo e o Algarve’ e ‘Franjas do Reino’), apresenta-se um estudo das muitas judiarias medievais portuguesas, bem como o modo de viver.