5.11.10

Dilma Rousseff...vou zelar...


Dilma Roussef: “sou a favor de dois estados, um israelita e outro palestino”

Em recente encontro com lideranças da comunidade judaica, promovido pela Confederação Israelita do Brasil/Conib, a presidente eleita Dilma Roussef recebeu um texto com diretrizes éticas e políticas, como a defesa da democracia, o combate à intolerância e ao revisionismo histórico, a promoção da justiça social e da educação e uma política externa norteada pela proteção aos direitos humanos. Dilma firmou que a sua avó materna, de origem portuguesa e sobrenome Coimbra, era provavelmente cristã-nova, o que confirmaria uma ascendência judaica da candidata.

Perguntada sobre o porquê de o Brasil se envolver com as questões do governo de Mahmoud Ahmadinejad, afirmou: "as questões não são pessoais, mas em busca da paz. Nem eu nem o presidente Lula aceitamos a negação do Holocausto, e somos a favor de dois estados, um israelita e outro palestino, vivendo lado a lado e em segurança".

No seu primeiro discurso depois de eleita, Dilma Rousseff garantiu: “vou zelar pela mais ampla liberdade religiosa e de culto. Vou zelar pela observação criteriosa e permanente dos direitos humanos tão claramente consagrados pela nossa Constituição”.