21.7.10

Movimento Reformista fez 200 anos

A rabi reformista Galia Sadan falou em resumo sobre o movimento reformista judaico.
Mas quem é a rabi?
A Rabi Reformista Galia Sadan é a coordenadora do Concelho de Rabinos do Movimento Progressista Judaico (Reformista e Conservador) e directora da escola de conversões da Sinagagoga Daniel. Esta escola converte cerca de 200 pessoas anualmente, em Israel. Sadan, como muitos outros rabinos no Movimento Conservador ou Reformista, é natural de Israel, apesar de muitos ligarem aqueles movimentos, principalmente, aos imigrantes Judeus vindos dos Estados Unidos e da Europa.
No passado dia 17 de Julho, o Movimento Reformista comemorou o nascimento do seu primeiro Templo há 200 anos, na Alemanha.
O que aconteceu há 200 anos?
A 17 de Julho de 1810, o primeiro Tempo era inaugurado na cidade Seesen.O Rabino Israel Jacobson foi o verdadeiro impulsionador tanto em Seesen como em Berlim. Algumas alterações foram introduzidas ao ritual espiritual, tais como, sermões em Alemão, o uso do órgão e um coro de pessoas em todos os serviços religiosos. Esta foi a primeira tentativa de estabelecer relações inter-religiosas. Nesta cerimónia, um grupo de cristãos estive presente e o Rabino Jacobson falou tanto para Judeus como para Cristãos, no discurso de abertura. Não foi violada qualquer tradição Judaica, mas sim, aproximar os Judeus ao mundo das tradições.
Como foi o culto?
Em primeiro lugar, o culto manteve integralmente os elementos tradicionais, tais como, a Shema, a Amida e a leitura da Tora. Naquela altura, homens e mulheres estavam separados dentro do Templo. O Rabino Jacobson decidiu introduzir o órgão e um coro de pessoas com a finalidade de dar mais alegria e sonoridade ao culto; dar o sermão em alemão, para que as pessoas o entendessem. As pessoas rezarem pelo livro de reza em alemão e leram a Bíblia na tradução Mendelssoh. A oração emfatizava os valores universais e removeram dela algumas particularidades, como o sonho da reconstrução do Templo na Terra de Israel.
As orações passaram por muitas turbulências nos últimos 200 anos. Houve um tempo em que as pessoas não vinham à sinagoga com a kipa e o talit, mas hoje as pessoas querem isso. Por outro lado, o serviço passou a não ser discriminatório – o movimento reconhece os direitos dos gays e lésbicas e o direito de um Cohen casar-se com uma pessoa, mesmo que seja uma convertida ao judaísmo, o que é proibido de acordo com halakha (lei religiosa ortodoxa). Nós não nos consideramos vinculado à Halachá, pois cada um deve escolher para si o que levar da grande cesta do judaísmo.
Uma das condições impostas por Jacobson e a qual o Movimento Reformista praticou até ao Holocausto, era a fidelidade dos judeus à sua pátria de naturalidade. Isto, porque não se poderia pedir direiros iguais, se o coração dos judeus estivessem centrados na Terra Santa – Israel. Por outro lado, perante, a suspeição de tal ambiguidade a vida dos judeus seria sempre suspeita. Eles queriam reforçar os aspectos universais do judaísmo. O Movimento Reformista não era Sionista até á década de trinta. Mas apesar de toda esta ideologia, a integração dos judeus na sociedade local sempre foi difícil e assim, a partir do Holocausto, tornou-se completamente Sionista.
Actualmente, os Reformistas e Conservadores englobam 70% dos Judeus no mundo e um dos principais suportes de Israel.