14.7.10

A política do Amado


O Ministério dos Negócios Estrangeiros Português disse que vai convocar o embaixador de Israel Ehud Gol, após críticas feitas a uma cerimónia de boas-vindas a Portugal, do ministro iraniano dos negócios estrangeiros, Manouchehr Mottaki.
Gol encontra-se dececionado por governantes europeus violarem decisões das instituições europeias. O Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado reuniu-se com os seus homólogos turco e iraniano. Segundo Gol, este tipo de contactos poderão dar sinais errados a Teerão.

Nota pessoal
Realmente, o embaixador de Israel, em Lisboa, tem toda a razão, quanto a mim. As decisões tomadas por Instituições Europeias têm sido violadas por alguns governos europeus. Neste caso específico, o Irão está a desenvolver um programa nuclear com finalidade agressiva e militar, tem sido alvo de críticas internacionais e de sanções.
Em resposta à nota do embaixador, o governo de Portugal diz apoiar a política da ONU em relação ao programa nuclear iraniano.
O referido governante iraniano reuniu-se na terça feira com Luís Amado e, ontem, com o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e com a comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros. Jaime Gama escusou-se de comentar as declarações de Ehud Gol, assim como o presidente daquela comissão parlamentar, José Ribeiro e Castro.

A política de portas abertas em nada beneficia a imagem de Portugal, principalmente, porque por ela entrou um inimigo declarado do Ocidente, espaço onde Portugal se insere.