23.6.10

Gilad Shalit


Faz na sexta-feira, 4 anos, que Gilad Shalit foi raptado. O soldado Israelita foi feito prisioneiro pelo Hamas, no dia 25 de Junho de 2006.
Segundo o Hamas, Gilad Shalit está bem. E eu pergunto - será?
Se realmente é verdade, então porque se encontra incontactável? Porque será, que nenhuma organização ou indivíduo o consegue ver? Porque não autorizam a Cruz Vermelha Internacional a visitá-lo?
Toda e qualquer tentativa até ao momento não produziu efeito junto do Hamas, quanto a uma possibilidade de visita ao soldado Gilad Shalit. No entanto, Israel já libertou elementos das Hamas, entre os quais antigos altos cargos do Hamas em Gaza.
No mês passado, aos activistas pacíficos a bordo de um dos barcos, que tentaram romper o bloqueio, o pai do soldado Gilad Shalit perguntou-lhes se poderiam levar uma carta e uma pequena encomenda para o seu filho. Rejeitaram. Esta foi a solidariedade demonstrada por aqueles mercenários islâmicos.
A 11 de Março de 2010, o Parlamento Europeu votou uma resolução determinando a liberdade imediata de Shalit – “deplora o completo desrespeito pelos direitos humanos básicos e o facto de que tanto os familiares como as autoridades Israelitas e Francesas, não possam obter qualquer informação ácerca de Shalit; assim, pede ao Hamas para autorizar o Comité da Cruz Vermelha a visitar o Sargento Shalit e permiti-lo comunicar com os seus familiares de acordo com o artigo 3º artigo da Convenção de Genéva de 1949.
A 25 de Abril de 2010, o Hamas publicou um video mostrando o pai de Shalit pelas rua de Tel Aviv com a fotografia do seu filho. O som desse video é uma gravação audio do jovem soldado.
Note-se, que Israel por numerosas vezes tentou negociar com terceiros a libertação de Shalit. Mas, desde o dia 9 de Novembro de 2009, que o Hamas não respondem a essas propostas, que se traduziriam à libertação de 450 palestinos prisioneiros em Israel, entre eles terroristas que assassinaram civis israelitas.
Israel e a Comunidade Internacional repetidamente pediram ao Hamas o fim da violência, o reconhecimento de Israel e a libertação do soldado Gilad Shalit, a fim de que se termine com o bloqueio, mas o Hamas tem recusado toda e qualquer proposta.