18.6.10

Seria loucura

José Maria Aznar escreveu e relembrou, que Israel é o único aliado, que o Ocidente tem no Médio Oriente.

José Maria Aznar, antigo primeiro-ministro da Espanha, publicou um artigo de opinião no Times de Londres, dizendo que o mundo deve apoiar Israel porque "o seu enfraquecimento é também o nosso".

Aznar, que se juntou aos "Amigos de Israel", exorta a Europa a recusar-se a colocar-se aos gritos para eliminar Israel na cooperação global cristã-judaica.
"A raiva em Gaza é uma distração. Nós não podemos esquecer que Israel é o melhor aliado do Ocidente na turbulenta região".

"Num mundo ideal, o ataque do exército israelita sobre o Mavi Marmara não teria acabado com nove mortos e um ferido. Num mundo ideal, os soldados teriam sido recebidos de forma pacífica no navio. "

Aznar critica também a Turquia, por ter colocado Israel numa situação impossível e delicada. A opção de Israel entre a segurança e uma onda de condenações seriam as únicas hipóteses a escolher.

O antigo primeiro-ministro exorta o mundo a "deixar de lado a raiva" e ter uma "abordagem sensata e equilibrada", baseado no fato de que Israel foi criado por uma decisão da ONU e, portanto, sem dúvida, um Estado legítimo.

"Israel é um país, cujas instituições têm profundas raízes democráticas. Trata-se de uma sociedade dinâmica e aberta, que tem repetidamente destacado-se na cultura, ciência e tecnologia", acrescenta.

No entanto, "62 anos após a sua criação, Israel ainda luta pela sua sobrevivência. Punido com mísseis de norte e sul, actualmente ameaçado de destruição pelo governo do Irão, cujos elementos a todo o custo tentam adquirir arsenal militar nuclear e a Norte e Sul com inimigos declarados, Israel ainda não teve um momento de paz."

Aznar diz que a verdadeira ameaça para a região é o islamismo extremo", que vê a destruição de Israel como o cumprimento do seu destino religioso e, simultaneamente, no caso do Irão, como uma expressão ambiciosa na hegemonia regional".

"Ambos os fenómenos são ameaças que afectam não só Israel, mas também o Ocidente e o mundo em geral", acrescenta.

Aznar conclui escrevendo, que Israel está na primeira linha de defesa do Ocidente contra o caos, que a qualquer momento pode eclodir no Médio Oriente e, portanto, deve ser protegido.

"É fácil culpar Israel por todos os males do Oriente Médio", escreveu. Alguns até agem e falam como se um novo entendimento com o mundo muçulmano poderia ser alcançado, nem que para tal, estivéssemos dispostos a sacrificar o Estado Judeu sobre o altar. Isso seria loucura".