27.6.10

Iranianos rejeitam visita ao...

A delegação de Shiraz, no Irão, a cidade gémea de Weimar, na Alemanha, recusou fazer a viagem ao campo de concentração de Buchenwald.
Uma delegação iraniana perturbou os seus anfitriões alemães, ao recusarem uma excursão ao campo de concentração,na Alemanha Oriental. O campo de concentração de Buchenwald, onde os nazistas mataram dezenas de milhares de presos políticos e pessoas de minorias étnicas, através da doença, trabalho exaustivo e execuções, está localizado perto da cidade. Os visitantes costumam pagar os seus respeitos aos mortos no memorial e visitar o museu. Mas o grupo de Shiraz, Irão - a cidade gémea de Weimar, na Alemanha, recusou a fazer a viagem agendada pela municipalidade local. O presidente da Câmara local, Stefan Wolf condenou a decisão, dizendo que era inconcebível que um amigo tente ignorar a dor causada pelo campo de concentração nazista. Assim, o município recusou cumprimentar a delegação Shiraz por causa da visita cancelada.
Berlim tem regularmente protestado contra o negar do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, sobre o Holocausto e os seus apelos para riscar Israel do mapa. Negar a existência do genocídio nazista cometido contra os judeus é um delito na Alemanha.
Alemanha estabeleceu a conexão Shiraz-Weimar para manter laços cordiais entre ambas as comunidades, apesar de entre os governos existirem de ambos os países existirem fricções.