12.6.10

Pressão para boicotar Israel

Israel poderia ter mais um verão cheio de música. No entanto, devido ao cancelamento de alguns eventos, não vai arrefecer a temperatura. Como ouvinte de boa música, fico triste, ao verificar, que a arte musical de algumas bandas está completamente dependente de um grupo racista, antisemita.

A questão reside na pressão do capital árabe, utilizando a música como arma contra a Soberana Nação de Israel. Uma vez mais, aqui fica demonstrado, a exemplar liberdade e os direitos humanos, que esses países têm como princípio nas suas democratas sociedades.

Segundo Shuki Weiss, promotor do concerto de Pixies, que foi cancelada no último minuto, diz que "os artistas estão sob grande pressão por elementos árabes que boicotam Israel, incluindo cartas ameaçadoras e sanções comerciais.

O produtor, que promoveu o show da banda em Israel, admitiu, que o cancelamento foi o resultado da "cultura do terror contra o Estado de Israel e contra a arte em geral".

"Lamento o fato de que as repetidas tentativas de trazer boa música a Israel e produzir shows e festivais de alta qualidade, seja vítima de uma série de eventos políticos, que são expressos em padrões de novas acções, que só posso definir como um tipo de poder cultural contra o Estado de Israel e da arte em geral ", disse Weiss.

"Intensa pressão para boicotar Israel - incluindo cartas ameaçadoras, sanções comerciais e cancelamentos dos shows por parte de países influentes - é exercida pelos árabes e outros elementos sobre a maioria dos artistas (assim como escritores, empresários e outros) em todo o mundo".