24.5.10

À redescoberta das raízes em Espanha

Além da Polónia, os estudantes do ensino médio de Israel visitam a Espanha, a fim de se inteirarem em como se deu a expulsão das comunidade judaica.

O Ministério da Educação aprovou viagens das escola a Espanha, para além da tradicional peregrinação à Polónia, feito anualmente por estudantes.

O ministério alega, que a nova viagem, organizada pela Geographic Tours, faz parte da sua política que visa o reforço da identidade dos adolescentes judeus. Para que tal aconteça, os alunos devem aprender a história do seu povo.

A expulsão dos judeus de Espanha foi sempre um ponto de interesse para os israelitas. Músicos contemporâneos, tais como Berry e Sakharof Banai Meir colocaram em música poemas escritos por poetas judeus, que viveram durante a era dourada da comunidade judaica da Espanha.

Os primeiros alunos que participaram da viagem são oriundos de escolas em Bersheba e Holon. "Os alunos estavam muito animados para visitar os locais judaicos", disse Gila Balish, diretor da Escola Alef Mekif em Bersheba.
"A nossa escola não é religiosa, mas, com as histórias dos pilhados e da expulsão da Espanha, sentiu a necessidade de participar na bênção do Shabat. Descobrimos que os alunos que tinham concluído os seus exames finais compreenderam e agora sentem-se mais identificados com a poesia espanhola da Idade Média ".

Orel Sa'ada, um estudante do décimo ano, que recentemente retornou de uma viagem, disse que a sua família havia vivido em Espanha antes da expulsão. "As visitas às sinagogas e aos bairros judeus foram experiências magníficas", acrescentou.

Leah Netzer de Geographic Tours, que planeou a viagem, disse que a ida a Espanha não seria para terminar com a ida à Polónia. "Ambas as viagens para os alunos revelam duas comunidades em estado de crise", disse ela.

"Ambas revelam dilemas semelhantes compartilhados pelos líderes judeus, tanto em Espanha bem como, na II Guerra Mundial na Europa."