16.4.10

Yom Hazikaron e Yom Haatzmaut


Yom Hazikaron é o Dia da Memória, dia no qual Israel honra todos os combatentes, que faleceram em defesa do Estado de Israel. Inicia-se no domingo, dia 18, após o pôr do sol, segundo o calendário judaico. A sirene será ouvida em todo o País por 1 minuto, durante a qual, tudo para e se mantém em silêncio, como sinal de respeito pelos falecidos soldados. A cerimónia official tem lugar no Kotel (muro dos lamentos), na qual a bandeira de Israel estará içada a meia haste.

No dia 19, segunda-feira, às 11 da manhã, a sirene volta a soar de novo e por 2 minutos por todo o Israel dando início a abertura das cerimónias oficiais e particulares aos cemitérios, onde os soldados estão sepultados. Com o pôr do sol, termina este dia, a bandeira de Israel volta a estar no topo do mastro e inicia-se um outro – Yom Haatzmaut, o da Independência. No dia 20, terça-feira, passa a ser um dia preenchido com espectáculos por toda a nação. Ar livre, churrascos, música, muita alegria e bandeiras são um espectáculo deslumbrante.

Esta sequência tem como finalidade em relembrar às pessoas, o elevado preço pago pela independência e através do sacrifício daqueles combatentes.