25.4.10

Só podia ser a ELAL


A companhia aérea de Israel, ElAl, transportou da Europa e para Israel cerca de 20.000 israelitas, de regresso a casa, que estavam retidos devido ao vulcão da Islândia, o cancelamento dos seus voos e o encerramento dos aeroportos na Europa.

O transporte exigiu 15 adicionais aeronaves da ElAl. Muitos dos passageiros tiveram de se deslocar por combóio ou autocarros em grandes distâncias para poderem embarcar.

Por exemplo, uma israelita teve de embarcar na Holanda de combóio e efectuar a jornada de 27 horas até Roma para embarcar na ElAl de regresso a Tel Aviv e poder celebrar o 62º aniversário da fundação do Estado de Israel.
Na sua viagem para Roma, ouvia a opinião de outros israelitas, de que, as operadores europeias nem sequer informação tinham para fornecer aos seus passageiros, nesta situação de emergência, bem como actuar depois de as fornecerem. No entanto, a imprensa em Israel não parou de os informar, que a El Al iria operar vôos para trazê-los de regresso. Assim, a ElAl colocou ao dispôr linhas telefónicas para poderem se certificar do local e horário de vôos.

As passagens aéreas, mesmo sendo de outras companhias, foram aceites, não tendo pago nada na emissão de novo bilhete pela ElAl. Nesses aeroportos para onde operou a ElAl, não existiam passageiros, nem funcionários de outras operadores, desertos autênticos, com aeronaves estacionadas...mas só os funcionários da ElAl a providenciarem serviços a cidadãos israelitas e a operarem sem pararem por um período de 20 horas. Quiseram manter um serviço de qualidade aos seus passageiros, apesar de tantas horas a trabalharem. Que exemplo.

Acrescento, que a ELAL é a maior companhia aérea de Israel, estatizada em 2003 e que durante a fase de encerramentos dos aeroportos europeus, foi a que operou e em segurança, para alguns pontos do continente europeu, como por exemplo, Munique, Madrid, Barcelona e Roma, além de ser considerada a mais segura do mundo, em geral.

Que conclusões posso eu tirar?
Um pequeno País, que sempre é dos primeiros a socorrer em caso de crises nacional ou internacional; Um País, que apesar de se encontrar constantemente debaixo de ameaças ou terrorismo, se encontra sempre num estado de prontidão efectiva; O governo é responsável pelos cidadãos nacionais, dentro e fora do País; A segurança dos seus cidadãos é uma responsabilidade muito séria; A informação faz-se convenientemente; A solidariedade funciona.

Um convite, vos deixo – venham conhecer Israel e não se deixem contaminar por certa imprensa facciosa e antisemitica.

Sejam benvindos a Israel