26.5.10

Igrejas apoiam Israel

Os líderes cristãos de mais de 1.500 igrejas, em mais de 50 países realizaram cultos de domingo (23 de maio), concentrados em educar os seus fiéis sobre a importância de Israel em relação à sua fé.
Cristãos Unidos por Israel (CUFI), organização cristã pro-Israel, patrocinou os eventos da igreja, no passado domingo em todo o mundo. As igrejas prometem um "compromisso para com Israel", apoiando aquela Nação, face ao terrorismo e aos mais variados ataques, que tem sofrido e continua a sofrer.
Além da CUFI, outros grupos cristãos, como a Embaixada Cristã Internacional de Jerusalém e Pontes para a Paz fazem campanhas de angariação de fundos em apoio a Israel. “A Bíblia fala em abençoar e na peregrinação a Jerusalém”. Um grupo inter-religioso, a Fraternidade Internacional de Cristãos e Judeus liderado pelo rabino Eckstein Yechiel em Chicago , fornece um apoio permanente em ajuda a judeus em Israel e em todo o mundo. O objectivo é "promover o entendimento entre judeus e cristãos, construir um amplo apoio a Israel e outros interesses comuns."

Lugares cristãos vulneráveis em Jerusalém e Cisjordânia

O futuro dos locais sagrados cristãos localizados nos territórios em disputa - atualmente controlados por Israel - é incerto. Um acordo de paz sobre o status final provavelmente implicaria Israel em abandonar parcelas dessas áreas para a Autoridade Palestiniana (PA).
Sob o controle palestino, a santidade dos cristãos locais religiosos nem sempre tem sido respeitado. Em 2002, aquando de uma acção antiterrorista efectuada pelas Forças de Defesa de Israel, dezenas de militantes armados palestinos assumiram o controlo da Igreja da Natividade, prendendo cerca de 60 clérigos.
Enquanto isso, outros locais sagrados já sob controle palestino são cada vez mais vulneráveis com os cristãos palestinianos a emigrar da área. Israel é um dos únicos lugares no Médio Oriente, onde a população cristã tem crescido.
Em baixo, uma lista de locais religiosos sagrados para os cristãos que se encontram sob o controle palestino ou que podem vir a ser colocadas sob controle dos palestinianos como parte de um acordo de paz:
Belém (controlado pela Autoridade Palestina)
A Igreja da Natividade em Belém é um local cristão, marcando o local tradicional do nascimento de Jesus. De acordo com o Novo Testamento (Lucas 2:1-20, Mateus 2:1-9), Jesus nasceu numa manjedoura no local, enquanto Maria e José, estavam ali para se inscrever no censo romano. A igreja, encomendada pelo imperador romano Constantino, é uma das mais antigas igrejas cristãs na existência.
Santa Catarina é uma igreja católica romana junto à Igreja da Natividade e tem várias capelas de significado histórico e religioso. A Capela de São Jerónimo é tradicionalmente conectada, como local, onde o Bispo de Belém traduziu a Bíblia do hebraico e grego para o latim; a Capela dos Inocentes relacionada com a morte de bebés da Judeia, a mando do rei Herodes. Na Capela de São José, um anjo apareceu a José e ordenou-lhe a sua fuga para o Egipto.
Campos dos Pastores, um outro local de peregrinação cristã de Belém, onde o Novo Testamento (Lucas 2:8-20), se refere a um anjo, que desceu para anunciar o nascimento de Jesus aos pastores.
Mosteiro da Tentação (controlado pela Autoridade Palestina)
O Mosteiro Ortodoxa Grego da Tentação é no Monte Quarantal, ao norte de Jericó. É o local tradicional do deserto onde Jesus foi depois do seu baptismo para rezar e jejuar durante 40 dias.
Bethany (controlado pela Autoridade Palestina)
O túmulo de Lázaro em Betânia, fica numa aldeia na encosta leste do Monte das Oliveiras. O Novo Testamento (João 11,1-44) relata que Betânia foi a casa de Lázaro, Marta e Maria, tendo Jesus frequentemente visitado a aldeia. Os cristãos acreditam que Jesus ressuscitou um homem chamado Lázaro, depois de ter estado no túmulo quatro dias. Há também uma igreja franciscana de São Lázaro, que fica no local das igrejas anteriores.
Em Jerusalém (controlado por Israel)
Jardim do Getsêmani
O Jardim do Getsêmani é o lugar, segundo o Novo Testamento, (Mateus 26:36-56, Marcos 14:32-5) onde Jesus levou os seus discípulos depois da Última Ceia e pediu-lhes para vigiar enquanto ele orava. Entretanto, adormeceu e, em seguida, fugiu quando Judas o identificou. A Basílica da Agonia, ou a Igreja de Todas as Nações, marca o local onde Jesus rezou sozinho, e uma capela foi construída em torno de um pedaço de rocha exposto no local de oração de Jesus. A Caverna do Getsêmani marca o local de onde Judas traiu Jesus com um beijo. O Túmulo da Virgem Maria, também está localizado na Gruta do Getsêmani.
Ecce Homo Arch
Parte de um portão que datam da época de Adriano, o arco foi nomeado no século 16. Faz parte da Via Dolorosa, mas não é uma das estações da cruz. Ecce Homo Arch é onde muitos acreditam que Pôncio Pilatos disse: "Eis o homem!"
Via Dolorosa
A Via Dolorosa é acreditado para ser o trajecto onde Jesus caminhou até ao Calvário, para ser crucificado. O Novo Testamento (João 19:17) fala dela.
A Capela da Condenação, construída sobre o local tradicionalmente identificado com o julgamento de Jesus (João 17:19), é a Via Dolorosa. O mosteiro franciscano da Flagelação está também na Via Dolorosa, ao lado da Capela da condenação.
Igreja de St. Anne
Esta igreja foi construída sobre o local tradicional da cidade natal de Ana (Hannah), a mãe de Maria.
Igreja do Santo Sepulcro
Um dos locais mais sagrados do cristianismo e onde está o túmulo de Jesus, localizado no interior da Igreja do Santo Sepulcro. A igreja foi construída em torno do túmulo pelo imperador romano Constantino.
O local da crucificação de Jesus é considerada a área identificada como Calvário na Igreja do Santo Sepulcro. Segundo o Novo Testamento (Mateus 27:32-55), Jesus foi crucificado em "um lugar chamado Gólgota ( O que significa Lugar da Caveira) "entre dois ladrões. Após cerca de três horas de sofrimento e escárnio, Jesus "entregou o espírito."
Jardim do Túmulo
O Jardim do Túmulo é considerado por muitos como o jardim e sepulcro de José de Arimatéia e, portanto, um possível local da ressurreição de Jesus.
Capela da Ascensão
A Capela da Ascensão, no Monte das Oliveiras é o local tradicional da ascensão de Jesus ao céu depois da ressurreição (Lucas 24:50-51, Atos 1:9-11). A capela foi construída sobre o local tradicionalmente considerado, onde Jesus rezou na noite da sua traição.
Igreja do Pater Noster
Esta igreja foi construída no local tradicional de Jerusalém, onde Jesus ensinou os seus discípulos a oração do Senhor (Lc 11:1-4) ou o "Pai Nosso" (Pater Noster em latim). A igreja original, construída pelo imperador Constantino numa caverna no século IV dC, foi parcialmente reconstruída.
Cidade de David
Escavações na Cidade de David tão recente quanto 2005 revelam o que se acredita ser a piscina de Siloé. A piscina de Silo é original e foi construído por Ezequias, por volta do ano 701 aC. Este é o lugar referido no Novo Testamento, a história de um homem cego a quem foi dada vista por Jesus. De acordo com a história (João 9), Jesus colocou a lama nos olhos do homem, disse-lhe para lavar na piscina de Siloé e, em seguida, o homem podia ver.
Dominus Igreja Flevit
Esta pequena igreja franciscana está na encosta superior ocidental do Monte das Oliveiras.
Dominus Flevit, que significa "o Senhor gritou:" Acredita-se que marca o local onde o diz o Novo Testamento (Lucas 19:41) Jesus chorou sobre Jerusalém. Antes da construção da igreja moderna, as fundações de um mosteiro do século V foram descobertas abaixo.
Tel uma Shakef (controlado pela Hamas)
Uma igreja bizantina do século VI, dedicado a João Baptista foi descoberto em 1999, numa escavação na borda noroeste da Faixa de Gaza numa instalação militar de Israel, antes da retirada dos israelitas de Gaza. Uma escavação mais cedo no local revelou um magnífico balneário e viveiro de peixes em condições quase perfeitas ao lado da igreja.