19.3.10

O Café ou a (chávena) Xícara?


Um grupo de ex-alunos, firmemente estabelecidos nas suas carreiras, reuniu-se para visitar um velho professor da universidade. A conversa rapidamente se encaminhou para o desgaste criado no trabalho e na vida quotidiana. Para oferecer café aos visitantes, o professor foi até a cozinha e retornou com um grande bule de café e um diversificado conjunto de chávenas (xicaras), umas de porcelana, outras de plástico, vidro, cristal, algumas simples, algumas caras, algumas luxuosas e que se servissem.

Quando todos os ex-alunos tinham nas mãos uma chávena de café, o professor disse: “Se notaram, todas as xícaras de aparência cara foram usadas, deixando de lado as comuns e baratas. Embora seja normal para vocês quererem apenas o melhor para si mesmos, esta é a fonte dos vossos problemas e desgaste. Tenham a certeza de que a xícara em si não acrescenta qualquer qualidade ao café. Na maioria dos casos é apenas mais cara e algumas delas chegam até a esconder aquilo que bebemos. O que vocês realmente queriam era o café, não a chávena, mas buscaram conscientemente a melhor… Assim, começaram a observar as chávenas uns dos outros.

“Agora considerem isto: A vida é o café. Empregos, dinheiro e posição na sociedade são as xícaras. Eles são apenas ferramentas para conter a vida, e o tipo de xícara que temos não define, nem muda a qualidade da vida que vivemos. Às vezes, quando nos concentramos apenas na chávena, deixamos de apreciar o café que Hashem (Deus) nos proporcionou.”

Hashem prepara o café, não as xícaras…

Aprecie o seu café! E em Pêssach, certifique-se de que é um bom café.