22.3.10

PESAJ = PÁSCOA

Na próxima segunda-feira, dia 22, o povo judeu senta-se para festejar a cena mais antiga do mundo: a cena da Páscoa (Pésaj). Pésaj tem muita influência em nós. É a festa religiosa mais difícil de cumprir (para quem gosta de consumir pão), mas também a nossa festa mais querida. Mesmo os menos observantes encontram uma maneira de celebrar o séder (cena) da páscoa e entrar na magia das páginas da Hagadá shel Pésaj (o livro que se lê durante o séder).

Em forma superficial, o tema desta festividade vem do famoso versículo da Hagadá:
"bjol dor v'dor jayav adam lirot et atzmo k'ilu hu yatzah mi Mitzrayim, que traduzido diz: em cada geração, cada ser humano é obrigado a ver-se livre do cativeiro e escravatura egípcia". Num sentido mais profundo, esta festa fala dos desafios da liberdade. Pésaj significa liberdade e compromisso. Assim, o nosso compromisso é colectivo e não individual como povo, como Nação e o conceito final é o respeito pelo próximo.

Pésaj poderá querer dizer muitas coisas a muitas pessoas, mas o conceito é, termos de trabalhar todos os dias para atingir a nossa liberdade pessoal. Desafia-nos, faz-nos perguntas, que preferíamos evitá-las, como por exemplo: de que sou escravo? Que necessito de fazer para mudar a minha condição de escravatura pessoal?

A mensagem de Pésaj, que devemos apreciar e nutrir a liberdade, resume-se a um mundo, que conhece demasiada escravatura. Quantos de nós sofremos com a tirania da escravatura, não só do tipo político, mas também do tipo pessoal? Quantos de nós nos tornamos ecravos de desejos imorais? Quantos de nós sofremos com preocupações sem causa, a ansiedade, a avareza, etc.? Quantos desejamos dominar o próximo?

Estes 8 días de Pesaj recordam-nos, que ser-se livre de acordo com as palavras de Moisés 'Shalaj et ami (desejo de ser livre) há que dar os mesmos direitos aos outros, o mesmo que nós os desejamos. Assim, que significa a liberdade na minha vida? Como conseguir o equilíbrio entre a liberdade pessoal e o meu compromisso com a sociedade, a minha família, os meus amigos, colegas de trabalho, etc. ?

Uma boa Pesaj