1.2.09

Venezuela e anti-semitismo


Vândalos vandalizaram uma sinagoga na Venezuela, num ataque nunca dantes perpretado contra a comunidade judaica.


The Associated Press


Um grupo armado vandalizou a sinagoga mais velha de Caracas, destruindo objectos religiosos e paredes pulverizadas com pinturas, em que os líderes da comunidade atribuiram ser o pior ataque jamais feito na sua comunidade, naVenezuela.

Dois guardas de segurança foram dominados por aproximadamente 15 pessoas que saquearam o santuário da sinagoga e escritórios no final do dia de sexta-feira, deixando em grafitty frases como: “Nós não queremos assassinos, judeus saiam”. O Ministro Nicolas Maduro condenou o ataque e prometeu a sua investigação, reiterandpo no entanto, a oposição do seu governo ao que ele chamou ”governo criminoso de Israel”

"Respeitamos as pessoas Judias, mas também as Palestinas e o seu direito á vida," disse Maduro numa cerimónia, na qual recebeu os dois diplomatas venezuelanos expulsos de Israel a semana passada.

O Ministério Estrangeiro israelita pediu a saída dos dois diplomatas venezuelanos, em retaliação á expulsão dos diplomatas israelitas, em Janeiro 6 do corrente ano. A expulsão dos diplomatas israelitas foi uma medida de protesto contra a Operação em Gaza feita por Israel. Chavez acusou os governantes israelitas de promoverem o genocídio em Gaza.

Os líderes da comunidade, com cerca de 15,000 membros, disseram, que os ataques verbais de Chavez contra Israel e publicados nos meios de informação controlados pelo governo, em muito contribuíram para este vandalismo.

"Estas declarações penetram na sociedade," disse Abraão, presidente da Confederação venezuelana de Associações israelitas.

O incidente forçou o cancelamento do Shabat.


O link para ouvirem e verem.

http://www.youtube.com/watch?v=WR_69lA31Qo