27.1.09

Dia do Holocausto




Sobreviventes comemoram libertação

Celebrou-se hoje, no campo de morte nazi de Auschwitz, mais um aniversário sobre o trágico evento do Holocausto. Esta data, que faz 64 anos, foi marcada por eventos em vários pontos do Globo.

Em pleno inverno Polaco, sobreviventes e governantes marcaram presença nos 64 anos da libertação deste campo de morte nazi, um genocídio cometido contra o povo Judeu, que tanto é negado e motivo de caricaturas anti-semíticas por parte dos governantes Iranianos. Esta data foi declarada pelas Nações Unidas como oficial.

Mais de 1 milhão de pessoas morreram nas câmaras de gás de Auschwitz, trabalhos forçados, doenças ou fome, dos quais a maioria eram judeus.

A ministra dos Negócios Estrangeiros Israelita Tzipi Livni disse no Kibbutz Tel Yitzhak, em Israel, que qualquer comparação entre o “Holocausto e o exército de Israel está fora de questão. Acrescentou, que o terrorismo visa servir-se dos civis e Israel age contra esses terroristas, que se escondem entre os civis, utilizando-os como escudo".

Na Alemanha, o presidente Horst Koehler agradeceu aos jovens alemães o esforço que têm feito na aprendizagem da história Alemã e honrou as vítimas do Holocausto.

“Responsabilidade pela Shoa é parte da identidade alemã”, disse Koehler na oratória no parlamento alemão. A cerimónia foi planeada para o campo de concentração Sachsenhausen, nos arredores de Berlim.

Em Varsóvia, um carro antigo do tempo do nazismo e muito utilizado pelos nazis para prisioneiros judeus, com a estrela de David bem visível, andou pelas redondezas, nos ex-guetos judeus, aquando da ocupação nazi da Polónia. O carro também percorreu as estradas de Varsóvia, vazio, simbolizando com a falta de ocupantes, a ausência daqueles, que pereceram no Holocausto.