21.1.09

Irão e Holocausto

Teerão (Reuters) – Um estudante ligado a uma editora Iraniana tem a intenção de publicar em Inglês e Árabe um livro de caricaturas e escrita satírica acerca do Holocausto, anúncio semi-oficial de uma fonte local.

O Presidente Mahmoud Ahmadinejad causou mau-estar no Ocidente e em Israel, ao dizer em 2005, que o Estado de Israel deveria desaparecer do mapa e numa outra conferência em 2006, Teerão, afirmou duvidar do Holocausto, no qual seis (6) milhões de judeus foram mortos pelos nazis.

O livro trata com a “grande distorção histórica” do Holocausto e as edições em Inglês e Árabe serão apresentadas publicamente, numa cerimónia em Teerão, ainda este mês, onde Ahmadinejad irá ler uma mensagem, segundo Fars News Agency.

Aparentemente serão traduções do livro oficialmente publicado pela imprensa oficial iraniana, em Setembro passado, acerca da “ficção” do Holocausto. Os detalhes não puderam ser imediatamente confirmados.

"A cerimónia de apresentação será em 27 do corrente mês...com a presença de governantes", disse Mohammad-Mehdi Hemmati, que está envolvido no projecto.

A República Islâmica não reconhece o Estado de Israel e o seu direito de existência, como também se refere a um “regime Zionista”. Recentemente condenou Israel no ataque a Gaza, no qual Ahmadinejad descreveu como "genocídio."

A agência Iraniana IRNA disse, em Setembro último, que o livro tinha 52 caricaturas e uma escrita satírica em 108 páginas. Foi publicado pela editora Martyr Shahbazi e um movimento de estudantes islâmicos da universidade da Ciência e Indústria.

O Irão, em 2006, organizou uma competição internacional e seguido da sua exibição, com caricaturas sobre o Holocausto. Isto, em resposta a caricaturas publicadas na dinamarca, com tema anti-Islâmico, segundo fontes oficiais iranianas.

O Presidente Israelita Shimon Peres denominou o programa nuclear Iraniano como uma “ameaça real” ao estado Judeu.

Em Setembro, Peres disse, que Ahmadinejad é um perigo e uma desgraça, após este, o Presidente do Irão, ter acusado nas Nações Unidas, os "assassinos Zionistas" por tudo, desde a crise na Wall Street até á crise da invasão da Georgia pela Rússia.

Acredita-se, que Israel seja o único País a ter no Médio oriente arsenal atómico. O Ocidente sabe, que o Irão tem um programa para a construção de armamento nuclear. O Irão, o quarto (4º) maior produtor de petróleo do mundo, nega isso, dizendo que simplesmente necessita do nuclear para a produção de energia eléctrica.

(Artigo de Hashem Kalantari; escrito por Fredrik Dahl; publicado por Richard Williams)

Agora pergunto eu:

Depois de se ter provado, que o Irão é o promotor e suporte das Hamas, Hezbullah, será, que ainda se acredite nas boas intenções daqueles governantes iranianos?

Claro, que não.

E a ameaça é real?

Claro, que sim.

A luta dos governantes Iranianos e dos seus simpatizantes é contra o Ocidente em geral e toda a doutrina contrária á sua.