10.1.09

O anti-semitismo na Europa


Os governos europeus, as comunidades e organizações judaicas prepararam-se na semana passada para a possibilidade do aumento da violência anti-semítica, como reacção á acção desferida por Israel ás Hamas. A França é o País europeu com a maior comunidade Judia e Muçulmana da Europa. Como tal, espera mais ataques, depois de um grupo muçulmano ter incendiado um atirado um carro contra a entrada de uma sinagoga, na cidade de Toulouse e incendiado o automóvel.

Noruega
Cerca de 500 pessoas, que se manifestavam em suporte a Israel, em frente do edifício do Parlamento Norueguês e com autorização das autoridades locais, foram atacados por cerca de 1000 contra-manifestantes pro-palestinos. De imediato começaram a agredir os manifestantes. Estes pro-palestinos atiraram ovos, cocktail molotovs, pedras e queimaram bandeiras israelitas. Também agrediram a polícia da mesma maneira. Vidros de janelas foram partidos, portas danificadas etc. Segundo a imprensa local, foram os piores acontecimentos dos últimos 20 anos.
Suécia
Uma congregação judaica em Helsingborg foi atacada a semana passada por alguém, que partiu o vidro de uma janela e atirou algo a arder para o seu interior.
França
Um tribunal de menores julgou 4 adolescentes Franceses acusados de atacarem uma jovem judia de 14 anos de idade com insultos anti-semíticos, atirando-a ao solo e pontapeando-a depois. Aconteceu nos subúrbios de Paris, em Villiers-le-Bel. A rapariga ficou ligeiramente ferida. Um grupo de assaltantes, atiraram um carro a arder contra as portas de uma sinagoga.
Itália
Lideres da comunidade Judaica em Roma, expressaram a sua apreensão com uma protesta na tentativa de identificar e bloquear lojas de proprietários Judeus, como protesto. Esta proposta foi colocada por Giancarlo Desiderati, lider da Flaica-Uniti-Cub union, que representa 8000 lojas em Rome.
Bélgica
Escaramuças aconteceram depois de uma manifestação pro-palestina, perto do porto de Antuérpia, onde existem comunidades Judias e muçulmanas. Um A cocktail Molotov foi atiradocontra a Sinagoga Liberal Beth Hillel, em Bruxelas. Os vidros das janelas da Sinagoga em Charleroi, a cerca de 50 km. a sul da capital, foram partidos á pedrada.
Inglaterra
24 incidents desde o dia 29 de Dezembro, includindo um ataque a uma Sinagoga de Londres Um engenheiro de computadores israelita, vivendo em Israel, descobriu, que estava impedido de comprar online, material informático a uma empresa Inglesa de nome Pashmina, porque esta estaria ligada a um grupo islâmico envolvido em boicotar Israel e Israelitas, bem como a empresas americanas propriedade de Judeus. Como esta há outras como por exemplo a 'FreedomCall'. Os websites muçulmanos Ingleses recomendaram boycotes a um vasto número de empresas, que manufacturam produtos Israelitas e todas as que vendem os seus produtos em Israel como por exemplo a AOL, Coca-Cola, Delta-Galilee, Estee Lauder, Johnson and Johnson, Marks and Spencer, Revlon, Starbucks, McDonalds, Danone, Disney, IBM, Kimberly, Nestle, Nokia, and Intel.
Em Inglaterra, os incidentes incluem o incendiarem uma porta de uma sinagoga, um ataque a um Judeu feito por três jovens de origem do Leste europeu, graffitis antisemíticos em bairros Judeus e emails enviados para as sinagogas. Um grupo de 15 a 20 jovens do leste europeu gritaram slogans antisemíticos e anti-Israel nas Ruas de Golders Green, Londres, entrando nos restaurantes judeus para desestabilizá-los.
Suiça
Há um aumento de cartas e emails antisemíticos. Geri Müller, membro do partido dos verdes, cabeça dos negócios estrangeiros, situou-se próximo das Hamas e foi orador em duas manifestações pro-palestinos, onde Israel foi rotulado de Nazi como o foi a Alemanha no passado.
Austria
A Embaixada de Israel, em Viena, recebeu uma m]edia de 10 chamadas por dia, geralmente anti-Israel. Entretanto, Jonathan Kreutner, secretrário-geral de 18,000-membros da Comunidade Suiça disse ter aumentado incidents em cartas e emails com frases anti-semíticas.
Dinamarca
Um Israelita foi ferido no braço e outro na perna, quando vendiam produtos para cuidar do cabelo numa loja de um centro comercial. Eli Ruvio, que é o proprietário da empresa, disse, que tem sido incomodado por jovens muçulmanos, desde que instalou três kiosks no Centro Comercial, no passado mês de Agosto. "Amaldiçoam-nos em gritaria, atiram-nos argelina e cospem-nos". Numa das vezes gritaram MORTE AOS JUDEUS.
Portugal
Estas são algumas das acções anti-semíticas escritas. No blog http://www.miguelportas.net/blog/?p=491#comment-4805 , do deputado esquerdista Miguel Portas o texto insere todo um conteúdo anti-semítico, bem como, a convocação para uma manif. Na convocação aparecem as palavras “check-point” e “colonizada”, inapropriadas e ofensivas. A conotação em suporte das Hamas é notória. Nos comentários existem também textos puramente rácicos e anti-semíticos.