11.8.08

O Padre e o Rabino

O Padre diz ao Rabino:

Ensinás-te-me muitas coisas, mas uma coisa eu quero aprender e tu

não me queres ensinar. Eu quero que me ensines o que é a Guemarah!
Diz o Rabino: Tu não és judeu, por isso nunca vai entender a Guemarah!

O Padre insistiu até que o Rabino concordou.
Diz o Rabino : Eu concordo em te ensinar a Guemarah, com a condição de que me respondas a uma única pergunta.
Bom, diz o Padre - Qual é a pergunta?
O Rabino pergunta: Duas pessoas caíram de uma chaminé, um sai limpo, o outro sai sujo, qual dos dois vai tomar um banho?
Muito simples responde o Padre - O sujo toma banho, o limpo não toma banho.
Eu falei-te de que não ias entender - diz o Rabino -
É bem o contrário - o limpo olha para o sujo, e pensa que ele também está sujo e vai tomar um banho.

O sujo então olha para o limpo, pensa que também está limpo e não vai tomar um banho.
Não pensei nisso, concorda o Padre -
Faça mais uma pergunta.
Bom, diz o Rabino - Duas pessoas caíram de uma chaminé, um sai limpo, o outro sai sujo, qual dos dois vai tomar um banho ? '
Muito simples, responde o Padre todo convencido - O limpo olha para o sujo, e pensa que ele também está sujo e vai tomar um banho.

O sujo então olha para o limpo, pensa que também está limpo e não vai tomar um banho .
Erraste novamente, diz o Rabino - Disse-te, que não ias entender...
o limpo olha-se ao espelho, vê que está limpo e não vai tomar banho, o sujo olha-se no espelho, vê que está sujo e vai tomar um banho.
Mas não me disseste que havia lá um espelho!!!!! - reclama o Padre.
E o que eu te falei, diz o Rabino - É a tua cabeça -
Não és judeu e nunca vai entender - segundo a Guemarah precisas de pensar em todos os aspectos possíveis – precisas de pensar em todas as possibilidades' .
Bom, diz o Padre muito triste - Vamos tentar novamente, faça mais uma pergunta.
Esta é a última vez, diz o Rabino - Duas pessoas caíram de uma chaminé, um sai limpo, o outro sai sujo, qual dos dois vai tomar um banho ?
É muito simples, sorri o Padre - Se não há lá um espelho - o limpo olha para o sujo, pensa que ele também está sujo, e vai tomar um banho; o sujo olha para o limpo, pensa que ele também está limpo e não vai tomar um banho.
Se existe lá um espelho - o limpo olha para o espelho, vê que está limpo e
não vai tomar um banho; o sujo olha para o espelho e vê que está sujo... e vai tomar um banho.
O Rabino responde - Eu bem te disse, de que nunca irias entender a
Guemarah - não és judeu! - Como é que consegues imaginar, que duas pessoas vão cair de uma chaminé, e uma sai limpa e a outra suja ? Impossível !!!

hahahahaahaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!