28.7.08

Apresse a edificação do III Templo

Uma boa semana! Estamos agora nas Três Semanas – o período entre 17 de Tamuz e 9 de Av. É um período tão desfavorável em toda a nossa história, que o Shulchán Aruch, o Código das Leis Judaicas, nos aconselha a adiar processos judiciais e proíbe a realização de casamentos. É um período de introspecção, com pensamentos voltados a corrigir os nossos erros ou maus comportamentos na vida.
Durante este período, ambos os Templos, em Jerusalém, foram destruídos.
O Segundo Templo foi destruído por causa de Sinát Hinám, ódio gratuito. As pessoas não tratavam umas às outras com respeito ou bondade. Os nossos Sábios ensinam que para o Terceiro Templo ser construído, precisará haver Ahavát Hinám, amor incondicional.
O que é amor?
Amor é o prazer que uma pessoa tem ao centrar-se nas boas qualidades do próximo. Todos temos a capacidade de enfatizar (mesmo a mãe de Átila, o Huno, o amava). Nunca se sabe que diferença causaremos na vida de alguém ao reconhecer-lhe alguma qualidade e dizer que apreciamos tal característica. Devido à grande quantidade de novos leitores que se inscreveram nos últimos meses, decidi (espero que com o consentimento dos mais antigos) uma vez mais divulgar a história que ouvi do Dr. Bernie Siegel, médico oncologista. Ele a contou com o intuito de ajudar a trazer perfeição à humanidade e a apressar a construção do Terceiro Templo.
O seu ponto-chave: demonstrar amor e apreciação ao se presentear um cartão.
Eis a história:
Uma mulher deu ao seu patrão um cartão com os seguintes dizeres: “Você faz diferença! O mundo é um lugar melhor graças a si!”, demonstrando o seu agradecimento pela preocupação que ele tinha com os seus empregados. Pediu-lhe, então, que, dentro de 24 horas, passasse aquele cartão a outra pessoa que o merecesse.
Naquela noite, o patrão chegou tarde a casa. Enquanto caminhava pelo corredor da casa, percebeu que a luz do quarto do seu filho adolescente estava acesa. Bateu e perguntou se podia entrar.“Filho”, disse o homem, “sei que não tenho sido um pai muito bom. Trabalho até tarde e passo pouco tempo contigo. Entretanto, quero que saibas que te amo e que fazes uma grande diferença na minha vida. Recebi este cartão hoje e quero também dar-te”. Abraçaram-se, beijaram-se e choraram.
Quando o pai estava para sair do quarto, o filho disse: “Pai, tenho algo que quero dar-te que não precisarei mais”. Aí, então, tirou um revólver carregado que estava embaixo da cama. “Eu pretendia usá-lo esta noite, pois achava, que não gostavas de mim . Agora não preciso mais dele!”
Você pode ajudar este mundo a tornar-se melhor e apressar a construção do Terceiro Templo!
Os bons actos de uma pessoa e as suas conquistas espirituais são os seus únicos, verdadeiros e duradouros monumentos.

O facto é: uma vida repleta de realizações espirituais é eterna. Ao entendermos que os bons actos que praticamos são o nosso único e verdadeiro marco para a eternidade, nos motivaremos a agir positivamente ao máximo que pudermos.
Sintamos alegria em cada acto positivo que fizermos, pois eles conferem e aumentam o esplendor dos nossos momentos pessoais!