2.4.08

Israel redistribui máscaras de gas...


Israel ordena a redistribuição das máscaras bio-quimicas de guerra e Damasco eleva o nível de alarme de guerra.

O gabinete de segurança de Israel reuniu-se hoje, 2 de Abril, para examinar o estado de prontidão em caso de guerra. Decidiram redistribuir as máscaras anti-bio/químicos alguns meses depois de as recolherem.

Poucas horas antes, o media Quds al-Arabi, situado em Londres, afirmou segundo fontes oficiais de Damasco, que Israel se está a preparar para um grande ataque á Síria e ao Hizbullah. O governo da Síria ordenou a chamada parcial dos reservistas militares. O jornal escreve, que o Hizbullah decidiu adiar de momento o plano de vingança contra Israel, pelo facto de ter assassinado Imad Mughniyeh, no mês passado e assim não dar o pretexto a Israel em atacar a Síria e o Hizbullah.

DEBKAfile anuncia, que na semana passada, Damasco instalou na auto-estrada Beirute-Damasco, duas brigadas blindadas debaixo do comando do irmão mais novo do presidente da Síria, que é o chefe da guarda presidencial. Estas brigadas servirão de tampão aos israelitas, no caso de quererem atingir Damasco, via Libano.

Na noite de ontem, o ministro da segurança interna agendou para a data de 6 a 10 de Abril, um exercício nacional para melhorarem o estado de prontidão. No dia 8 de Abril serão testadas as sirenes do País.

Naquele mesmo dia, o ministro da defesa de Israel, Ehud Barak em visita á fronteira Norte afirmou, que “...uma grande actividade militar se desenvolvia do outro lado da fronteira. E acrescentou... aprendemos as lições decorrentes dos nossos erros da última Guerra. Israel continua a ser a nação mais poderosa na região e não aconselharia a ninguém em nos testar”.

Na sua reunião, de ontem de manhã, com os elementos de assuntos estrangeiros e da segurança, os oficiais da inteligência confirmaram uma actividade muito intensa, a maior parte dela no Sul do Libano por elementos operacionais, mas vestidos como civis. Referiam-se ao grupo terrorista Shiita Libanesa, que estão mais e melhor armados com rockets de longo alcance.

No dia 22 de Março do corrente ano, DEBKAfile revelou de que Hizbullah elevou o seu arsenal de rockets para 40.000.

“Parte dos 40.000 rockets fabricados na Síria e Irão podem atingir alvos Israelitas tão longe como por exemplo Beersheba, a 350 kms de distância. Assim, não só Tel Aviv ficará dentro do seu alcance, mas Hizzbullah e Hamas podem cobrir no conjunto, a maior parte do território de Israel de Norte a Sul.

Damasco enviou para a Hizbullah quantidades de armamento anti-aéreo, como por exemplo, rockets de ombro e outros de fabrico Russo anti-aviões ZSU-100 calibre 14.4mm e automático.