28.10.07

“Um corpo sadio depende de uma alma sadia.”


Qual a importância de um corpo saudável?

O seu corpo pertence a D’us, que o deu a si para que cuidasse dele, como um veículo que carrega a sua alma durante a vida. Assim como você não causaria dano a outra pessoa, assim como não danificaria algo que D’us tenha criado, não deve prejudicar o seu próprio corpo. É seu dever alimentar-se bem, descansar, manter-se em forma, e tratar o seu corpo com respeito em todos os aspectos. A saúde física não é opcional; é parte da sua responsabilidade para com D’us. Por outro lado, idolatrar o corpo é destrutivo. O corpo é um veículo para a alma; o seu valor está nisso, não como um fim em si mesmo.

Muitas pessoas actualmente estão conscientes sobre a saúde. Entendemos que permanecendo saudáveis, somos mais produtivos e prolongamos a nossa vida. Percebemos que quando temos saúde, podemos concentrar-nos na nossa família e no trabalho, e em outras coisas que nos são importantes.

Porém mais relevante é que um corpo saudável permite que se concentre na sua alma, capacitando-o de cumprir a sua missão Divina neste mundo e ter uma vida significativa.

A saúde física não é arbitrária ou opcional: é parte da sua responsabilidade para com D’us.

O que é boa saúde? É algo mais que um corpo que funciona de maneira adequada, muito mais que uma temperatura de 36.5º. A boa saúde é uma alma sadia num corpo sadio. A medicina moderna começou a descobrir o efeito dramático que o espírito da pessoa pode ter no processo de cura. Foi demonstrado que pessoas com espírito sadio, optimista, por exemplo, têm um sistema imunológico mais forte; psicologicamente, também, estamos a aprender, que a saúde da pessoa é directamente afetada pela sua fé em D’us. De modo contrário, até um pequeno defeito no espírito cria um profundo defeito no corpo.

Assim como o corpo é nutrido por determinados alimentos, a alma precisa de nutrição espiritual. Esta nutrição inclui a consciência da própria missão na vida, e uma percepção de D’us, que nos concedeu a capacidade de cumprir esta missão. Uma alma sadia conecta-se com D’us por meio do estudo, prece e actos virtuosos; quando cumpre as suas obrigações morais e espirituais, a sua alma é alimentada com a energia Divina, da mesma maneira que o seu corpo é alimentado com energia material por meio do processo de digestão.

O inter-relacionamento entre corpo e alma

A saúde física não é arbitrária ou opcional: é parte de sua responsabilidade para com D’us. Embora tenhamos médicos, a responsabilidade de cuidar do corpo e alma recai primeiramente sobre nós mesmos. Inicialmente, é claro, a medicina preventiva é a melhor opção; isso inclui reconhecer a causa de um problema e não apenas os seus sintomas. A comunidade médica começou por confirmar aquilo que a Torá sempre nos ensinou: que identificar a causa de um problema e explicá-la para a pessoa pode evitar o problema, ou curá-lo antes que se agrave.

Da próxima vez que se exercitar e sentir-se reenergizado, perceba que cuidou de uma peça preciosa do acervo de D’us. Quando respirar profundamente, ou fazer uma refeição saudável, saiba que está investindo em acções valiosas. Mas lembre-se também que a saúde do seu corpo depende da saúde e da sua alma. E é a sua responsabilidade nutrir os dois. Quando o seu corpo ou a sua alma protestam, reconheça os sintomas por aquilo que são: um pedido urgente para que você cuide das suas necessidades, sejam elas físicas ou espirituais.

Cada aspecto da sua saúde física tem um componente espiritual. Quando come, deve reconhecer que o alimento não é uma simples indulgência, mas algo que gera a vitalidade necessária para levar uma vida significativa. Quando vai dormir com um humilde reconhecimento de D’us e uma avaliação séria das suas actividades daquele dia, a alma se permite beber das águas espirituais regenerativas do sono. Desempenhamos um papel importante em facilitar o processo de cura nos outros. É por isso que devemos visitar os doentes. Além do facto de que é uma obrigação óbvia, visitar uma pessoa doente demonstra que ela é importante, contribuímos com algo que aumenta a sua confiança e esperança. Isso, por sua vez, ajuda a fortalecer a determinação de sarar.