Porção Semanal da Torá: Lech Lehá
Bereshit (Gênesis) 12:01 - 17:27
O Todo-Poderoso ordena Avram (depois chamado de Avraham) a sair de Harán (Aram) e ir para a Terra de Canaã (depois chamada Terra de Israel). D'us, então, transmite a Avram uma mensagem eterna para o Povo Judeu e para as nações do mundo: “Abençoarei a quem os abençoar e aqueles que o amaldiçoarem, amaldiçoarei”. Defrontando-se com um período de seca e fome, Avram viaja para o Egipto e pede a Sarai (depois chamada de Sara) que diga, caso lhe perguntem, que era a sua irmã e não a sua esposa, para que os egípcios não o matassem para se casar com ela (os egípcios eram muito rigorosos em relação à prática do adultério).
A Torá declara: “E D’us disse a Avram: ‘Sai da tua terra e do teu local de nascimento e da casa do teu pai para a terra que Eu irei te mostrar (Bereshit 12:1)”.
A nossa lição: Sempre que sofrermos algum tipo de dor ou aborrecimento, lembremo-nos de cada aspecto vivido. Assim poderemos entender outros que estejam em dificuldades e estaremos aptos a ajudá-los com a maior rapidez, bondade e sensibilidade. Isto fará, também, que seja mais fácil enfrentarmos o
A Parashá Lech Lechá inicia-se com o chamado de D'us a Avraham, para que deixasse a sua terra de origem e a casa do seu pai, a sua posição de status e prosperidade, e viajasse à terra que Ele lhe mostraria.
Na chegada, com a sua esposa Sara e o sobrinho Lot, na terra de Israel, eles descobrem que a terra foi assolada por uma terrível escassez e por esta razão vão ao Egipto para uma breve estadia. Os egípcios imediatamente capturam Sara, a quem Avraham havia identificado como sua irmã, e a levam ao Rei Egípcio.
D'us reage afligindo o rei e a sua família com uma peste debilitante até que a liberte, quando então eles retornam à terra de Israel. Os pastores de Avraham e Lot começaram a brigar e os dois decidem-se separar, com Lot escolhendo as férteis planícies de Sodoma como a sua porção.
A Torá então descreve a guerra infame entre os quatro reis e os cinco reis, durante a qual Lot é feito prisioneiro. A reação de Avraham o faz derrotar miraculosamente os quatro reis previamente vitoriosos e salvar o seu sobrinho e recusa-se a ficar com as honrarias ou os despojos de guerra para si.
D'us reafirma a Avraham, que Ele está a seu lado, e promete que os seus descendentes serão tantos que serão incontáveis como as estrelas no céu. O Criador então entra na simbólica Aliança Entre as Partes, com Avraham, prometendo que os seus filhos herdarão a terra de Israel, mas não antes de serem exilados numa longa servidão.
Como não tem filhos, Sara dá a sua serva Hagar a Avraham como esposa, e nasce o seu filho Ishmael. Anos depois, D'us muda o nome de Avram (Abrão) para Avraham (Abraão), e o de Sarai para Sara, e o instruiu na mitsvá, preceito, de brit milá, circuncisão.
A porção conclui quando Avraham na idade de 99, circuncida-se a si mesmo e a seu filho Ishmael, juntamente com os outros homens da família.
Mensagem da Parashá
Enquanto Nôach é caracterizado como já sendo perfeito quando o encontramos pela primeira vez, a Torá insinua que Avraham ainda não atingira este nível de perfeição quando D'us lhe ordena: "Caminhe adiante de Mim e seja perfeito".
Embora a Torá qualifique o cumprimento a Nôach, limitando a sua perfeição dentro da sua geração, Avraham, como um indivíduo, aparentemente carece de algumas características, por meio das quais D'us não poderia descrevê-lo como perfeito e por isso deve dirigi-lo por um determinado caminho. Por que o Criador está a aconselhar Avraham a ser perfeito e de que maneira Avraham é deficiente?
Avraham teve uma traiçoeira e complicada missão na vida. A sua revelação independente da verdade do monoteísmo colocou-o em território inexplorado, onde precisaria investigar caminhos nunca antes percorridos. E assim como um desbravador num lugar inóspito, Avraham deveria buscar rumos que poderiam torná-lo desesperadamente perdido, ou mesmo levá-lo a destinos que ameaçassem a sua vida ou a missões desalentadoras.
Sendo um inovador, Avraham deve arriscar-se a fim de desenvolver, esclarecer e entender este revolucionário conceito de monoteísmo. Assim fazendo, emerge uma possibilidade real de que ele tomasse o caminho errado. Este facto não insinua a fraqueza da fé de Avraham, ao contrário, revela uma missão realmente complicada e com muitos factores contribuindo para a conclusão. Embora hoje entendamos o conceito de um D'us único quase de forma intuitiva, Avraham descobriu e formulou a noção de monoteísmo partindo do zero.
D'us, entendendo todas as ciladas e desvios em potencial que Avraham certamente enfrentaria, aconselha-o a "andar adiante d'Ele". Entretanto, ao caminhar à Sua frente, Avraham deve ser perfeito na busca do seu objectivo, a fim de assegurar o resultado correcto.
Cada um tem missões na vida - pessoal, familiar e comunitária. Em todas elas existem muitas ameaças, e corremos o risco de nos desviar do rumo do nosso destino desejado. Mesmo quando estamos mapeando os nossos próprios caminhos, desvios podem-nos fazer perder o rumo. Enquanto nos esforçarmos para atingir a perfeição, podemos continuar a perseguir a nossa missão com certo grau de segurança. É claro que a ameaça continua a existir, porém em menor grau.
Avraham pode e deve atravessar território desconhecido para completar a obra da sua vida, mas com uma orientação e mentalidade de sinceridade e perfeição.
Também nós devemos lutar pela perfeição, atingindo o mais elevado, com sinceras intenções.
<< Home