19.10.07

Porção Semanal da Torá: Lech Lehá


Bereshit (Gênesis) 12:01 - 17:27


O Todo-Poderoso ordena Avram (depois chamado de Avraham) a sair de Harán (Aram) e ir para a Terra de Canaã (depois chamada Terra de Israel). D'us, então, transmite a Avram uma mensagem eterna para o Povo Judeu e para as nações do mundo: “Abençoarei a quem os abençoar e aqueles que o amaldiçoarem, amaldiçoarei. Defrontando-se com um período de seca e fome, Avram viaja para o Egipto e pede a Sarai (depois chamada de Sara) que diga, caso lhe perguntem, que era a sua irmã e não a sua esposa, para que os egípcios não o matassem para se casar com ela (os egípcios eram muito rigorosos em relação à prática do adultério). O Faraó expulsa Avram do Egipto depois de não ter conseguido desposar Sarai. Avram, então, estabelecese em Hebron (também conhecida como Keriát Árba) e o seu sobrinho Lot fixa residência em Sodoma. Avram resgata Lot, que havia sido sequestrado, na batalha dos Quatro Reis contra os Cinco Reis. Participando de um pacto com o Todo-Poderoso (todos os pactos com D'us são eternos, nunca serão rescindidos ou substituídos por novos pactos), D'us revela a Avram que os seus descendentes serão escravizados por 400 anos e que a eles (via Isaac) será dada a terra que ... estende-se do rio do Egipto até o grande rio Eufrates. Sarai, estéril e sem filhos, entrega a sua serva Hagár para Avram desposá-la, para que ele possa ter filhos. Ishmael nasce. O pacto do Brit Milá, circuncisão religiosa, é realizado (leia 17:3-8). D'us modifica os seus nomes para Avraham e Sara e avisa a ambos que Sara dará a luz a Ytschák (Isaac). Avraham circuncisa todos os homens da sua casa.

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara: “E D’us disse a Avram: ‘Sai da tua terra e do teu local de nascimento e da casa do teu pai para a terra que Eu irei te mostrar (Bereshit 12:1)”. O Rabino Nahum de Chernobyl (Ucrânia) dedicou muito do seu tempo e esforços para salvar Judeus que estavam aprisionados nas cadeias de regimes anti-semitas. Viajava de lugar em lugar, recolhendo fundos para fazer os pagamentos necessários para libertar aqueles prisioneiros. Certa vez, quando passava pelo vilarejo ucraniano de Zhitomer, algumas pessoas inventaram algumas calúnias sobre ele e o rabino foi mandado para a prisão. Um homem bom e correcto foi visitá-lo na cadeia e disse: “O nosso antepassado Avraham destacou-se pela sua bondade para com os viajantes. Convidava e abrigava pessoas que estavam em viagem e fazia grandes esforços para que ficassem confortáveis. Sempre procurava uma maneira de como ajudar os seus convidados. Certo dia D’us falou-lhe para deixar a casa do seu pai, seu local de nascimento e a sua terra. Somente quando viveu pessoalmente como um estranho num local diferente, ele entendeu realmente o que isto significava. E isso o fez entender melhor o que poderia fazer para ajudar os seus convidados”. “ ‘Da mesma forma com o Senhor’, o visitante continuou. ‘Hashem dedica-se completamente a libertar prisioneiros. Dos Céus dão-lhe uma oportunidade de viver o que é ser prisioneiro dos inimigos do seu povo. Isto lhe dará um profundo reconhecimento da importância de fazer o máximo possível, no futuro, para libertar outras pessoas com a maior rapidez possível”.

A nossa lição: Sempre que sofrermos algum tipo de dor ou aborrecimento, lembremo-nos de cada aspecto vivido. Assim poderemos entender outros que estejam em dificuldades e estaremos aptos a ajudá-los com a maior rapidez, bondade e sensibilidade. Isto fará, também, que seja mais fácil enfrentarmos o nosso sofrimento, se o encararmos como uma experiência significativa de aprendizagem, que nos tornará mais eficientes e úteis para ajudarmos os demais.

------------------------------------------------------------------------------------------------

A Parashá Lech Lechá inicia-se com o chamado de D'us a Avraham, para que deixasse a sua terra de origem e a casa do seu pai, a sua posição de status e prosperidade, e viajasse à terra que Ele lhe mostraria.

Na chegada, com a sua esposa Sara e o sobrinho Lot, na terra de Israel, eles descobrem que a terra foi assolada por uma terrível escassez e por esta razão vão ao Egipto para uma breve estadia. Os egípcios imediatamente capturam Sara, a quem Avraham havia identificado como sua irmã, e a levam ao Rei Egípcio.

D'us reage afligindo o rei e a sua família com uma peste debilitante até que a liberte, quando então eles retornam à terra de Israel. Os pastores de Avraham e Lot começaram a brigar e os dois decidem-se separar, com Lot escolhendo as férteis planícies de Sodoma como a sua porção.

A Torá então descreve a guerra infame entre os quatro reis e os cinco reis, durante a qual Lot é feito prisioneiro. A reação de Avraham o faz derrotar miraculosamente os quatro reis previamente vitoriosos e salvar o seu sobrinho e recusa-se a ficar com as honrarias ou os despojos de guerra para si.

D'us reafirma a Avraham, que Ele está a seu lado, e promete que os seus descendentes serão tantos que serão incontáveis como as estrelas no céu. O Criador então entra na simbólica Aliança Entre as Partes, com Avraham, prometendo que os seus filhos herdarão a terra de Israel, mas não antes de serem exilados numa longa servidão.

Como não tem filhos, Sara dá a sua serva Hagar a Avraham como esposa, e nasce o seu filho Ishmael. Anos depois, D'us muda o nome de Avram (Abrão) para Avraham (Abraão), e o de Sarai para Sara, e o instruiu na mitsvá, preceito, de brit milá, circuncisão.

A porção conclui quando Avraham na idade de 99, circuncida-se a si mesmo e a seu filho Ishmael, juntamente com os outros homens da família.

Mensagem da Parashá

Enquanto Nôach é caracterizado como já sendo perfeito quando o encontramos pela primeira vez, a Torá insinua que Avraham ainda não atingira este nível de perfeição quando D'us lhe ordena: "Caminhe adiante de Mim e seja perfeito".

Embora a Torá qualifique o cumprimento a Nôach, limitando a sua perfeição dentro da sua geração, Avraham, como um indivíduo, aparentemente carece de algumas características, por meio das quais D'us não poderia descrevê-lo como perfeito e por isso deve dirigi-lo por um determinado caminho. Por que o Criador está a aconselhar Avraham a ser perfeito e de que maneira Avraham é deficiente?

Avraham teve uma traiçoeira e complicada missão na vida. A sua revelação independente da verdade do monoteísmo colocou-o em território inexplorado, onde precisaria investigar caminhos nunca antes percorridos. E assim como um desbravador num lugar inóspito, Avraham deveria buscar rumos que poderiam torná-lo desesperadamente perdido, ou mesmo levá-lo a destinos que ameaçassem a sua vida ou a missões desalentadoras.

Sendo um inovador, Avraham deve arriscar-se a fim de desenvolver, esclarecer e entender este revolucionário conceito de monoteísmo. Assim fazendo, emerge uma possibilidade real de que ele tomasse o caminho errado. Este facto não insinua a fraqueza da fé de Avraham, ao contrário, revela uma missão realmente complicada e com muitos factores contribuindo para a conclusão. Embora hoje entendamos o conceito de um D'us único quase de forma intuitiva, Avraham descobriu e formulou a noção de monoteísmo partindo do zero.

D'us, entendendo todas as ciladas e desvios em potencial que Avraham certamente enfrentaria, aconselha-o a "andar adiante d'Ele". Entretanto, ao caminhar à Sua frente, Avraham deve ser perfeito na busca do seu objectivo, a fim de assegurar o resultado correcto.

Cada um tem missões na vida - pessoal, familiar e comunitária. Em todas elas existem muitas ameaças, e corremos o risco de nos desviar do rumo do nosso destino desejado. Mesmo quando estamos mapeando os nossos próprios caminhos, desvios podem-nos fazer perder o rumo. Enquanto nos esforçarmos para atingir a perfeição, podemos continuar a perseguir a nossa missão com certo grau de segurança. É claro que a ameaça continua a existir, porém em menor grau.

Avraham pode e deve atravessar território desconhecido para completar a obra da sua vida, mas com uma orientação e mentalidade de sinceridade e perfeição.

Também nós devemos lutar pela perfeição, atingindo o mais elevado, com sinceras intenções.