3.10.07

Qual a essência de Shemini Atséret e Simhát Torá?

Esta quarta-feira à noite (dia 3) é Shemini Atséret, e quinta-feira à noite, 4 de Outubro, é Simhát Torá. Se conhece alguma daquelas pessoas que são Judeus duas vezes por ano, diga-lhes para escolherem Simhát Torá e Purim, especialmente se tiverem filhos! Estas são as duas datas mais alegres do calendário Judaico. Em Simhát Torá cantamos e dançamos, comemorando o encerramento da leitura da Torá e o inicio de um novo ciclo de leitura (importante: nós nunca encerramos a leitura ou o estudo da Torá: sempre continuamos!).

A festa de Sucót está entrelaçada com alusões e preces para que chova durante o ano. É uma coisa muito bonita dentro do modo-de-ver Judaico, que há 2.000 anos atrás, na época do Templo Sagrado em Jerusalém, nós fazíamos 70 oferendas durante a semana de Sucót, uma para cada nação da Terra, para que elas tivessem paz, prosperidade e chuvas durante o próximo ano! O Talmud, no Tratado Sucá, explica que agitamos o luláv para os 4 lados do mundo, para cima e para baixo, não só para simbolizar que D'us está em todos os lugares, mas para suplicar-Lhe que nos proteja dos fortes ventos que nos ameaçam de todos os lados. E, além disto tudo, para que Ele nos salve das chuvas torrenciais que caem dos Céus e das inundações que brotam da terra. A Sucá representa as nossas preces por protecção das chuvas fora de época.

Quarta-feira ao anoitecer, 3 de outubro, começa Shemini Atséret, que é uma festa à parte de Sucót. Rashi, o grande comentarista Bíblico (França, 1040-1104), explica que Atséret é uma expressão de afeição, como seria a usada por um pai ao se despedir do seu filho. O pai diria: “A sua partida é difícil para mim; fique mais um dia!Depois que o Povo Judeu rezou pela vida e felicidade das 70 nações do mundo, a Torá e o Criador nos dão mais um dia de festa para podermos fazer os nossos próprios pedidos.

Quinta-feira à noite começa Simhát Torá, onde celebramos o encerramento do ciclo anual de leitura da Torá e o seu reinício imediato. A noite e a manhã são preenchidas com danças e músicas ao redor da Torá. Lemos a última porção semanal em Devarim, Vezót HaBerahá, e começamos imediatamente a leitura de Bereshit, iniciando o livro Gênesis. É realmente imperdível e, melhor ainda, traz todo o encanto e excitamento de sermos Judeus para as nossas crianças!

Tenham, você e a sua família, um óptimo e alegre Simhát Torá!