5.1.07

Porção Semanal da Torá: Vaiehí

Bereshit (Gênesis) 47:28- 50:26

Esta porção semanal começa com Yaácov no seu leito de morte, 17 anos após ter chegado ao Egipto. Yaácov abençoa os dois filhos de Yossêf, Menashe e Efraim. (Ainda hoje costumamos abençoar os nossos filhos todo Shabat à noite, com a bênção “Possa o Todo-Poderoso fazê-lo como Efraim e Menashe” -- ambos cresceram na Diáspora sob influências estranhas e, mesmo assim, continuaram
devotos à Torá). Depois abençoa os demais filhos, individualmente, com bênçãos que são também proféticas e os censura quando necessário.
Uma grande comitiva da corte do Faraó acompanha a família a Hevrón para enterrar Yaácov na Maarát HaMahpelá, a caverna comprada anteriormente por Avraham. A porção semanal encerra-se com o falecimento de Yossêf e sua exigência para os Israelitas trazerem os seus restos mortais com eles, para ser
enterrado em Israel, quando fossem salvos e retirados da escravidão do Egipto. Assim acaba o livro de Bereshit!

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
A Torá relata a bênção de Yaácov para Yehuda e os seus descendentes: “Que seus olhos fiquem vermelhos com vinho e os seus dentes brancos com leite (Bereshít, 49:12)”. O que isto significa?
Rashi, o grande comentarista da Torá (França, 1040-1104), conta-nos que esta foi uma bênção para a fertilidade dos vinhedos, para que produzissem uma abundância de vinho, e para que as ovelhas produzissem uma abundância de leite.
O Talmud (Tratado Ketubot 111b) declara que o trecho “Seus dentes brancos com leite” pode ser lido (em Hebraico) como: “Quando uma pessoa mostra os seus dentes (num sorriso) a seu colega, isto é melhor que dar-lhe um copo de leite”. Com certeza consideraríamos muito uma pessoa que hoje em dia desse um copo de leite aos passantes, todos os dias. Que benfeitor da humanidade!
O Rabino Avigdor Miler (EUA, 1908-2001) ensina num seu livro ‘que um copo de leite provê uma nutrição básica e essencial ao ser humano e torna-se parte de tudo que a pessoa que o bebeu fizer depois. Mesmo assim, aquele que sorri para o próximo faz mais ainda do que o que distribui copos de leite. O sorriso penetra na mente e no corpo do recipiente, estimulando todas as glândulas a produzirem as suas secreções nas proporções mais benéficas possíveis. Ao receber um sorriso, cada um dos milhares de intrincados processos do funcionamento do nosso corpo fica optimamente motivado.
Portanto, sorria!