25.12.06

Educação judaica que funciona.

Mostrando como o Judaísmo é a coisa mais espectacular do mundo.
Rabino Shraga Simmons

Pergunte a uma típica criança judia na América quem era a mãe de Jesus e ela seguramente saberá a resposta. Agora tente perguntar: Quem era a mãe de Moisés ?Olhar vazio. Levando-se em conta que as comunidades judaicas ao longo do mundo se lamentam diminuindo a afiliação judaica enfraquecendo o apoio judaico a Israel, e também, os altos índices de assimilação, um factor se distingue como a causa mais provável:
A juventude judaica não está mais sendo educada com fundamentos do Judaísmo. Por exemplo: - Uma pessoa racional acredita que D'us falou em Monte Sinai? - Como o Judaísmo explica a idade do universo levando em conta os seis dias da criação? - Onde D'us estava durante o Holocausto? -E ainda mais básico, como eu sei que D'us existe?
"As crianças freqüentemente se afastam do Judaísmo não porque este não tenha as respostas para estas perguntas, mas, antes disso, pois falsamente presumem que o Judaísmo não tenha as respostas e não procuram tempo para encontrá-las," diz o Rabino Daniel Mechanic, director do Projeto Chazon. "As crianças são incapazes de explicar a observância judaica tanto para si mesmas quanto para os outros quando desafiadas. E esta insegurança pode contaminá-las para o resto das suas vidas." O Projecto Chazon (o nome significa "visão") é uma organização educacional baseada em Nova Iorque que confronta a origem do problema. O projecto Chazon visita centenas de escolas judaicas todo o ano, ensinando os princípios do pensamento judaico num idioma e estilo que a adolescência do hoje em dia pode apreciar e absorver.
"Há uma guerra nuclear acontecendo nas almas das nossas crianças," diz Mechanic. "A sociedade mudou dramaticamente. Não é mais da mesma forma do meu tempo de criança, em que cresci assistindo My Three Sons , The Brady Bunch e Gilligan's Island. Hoje o mundo está cheio de perigos espirituais que são facilmente acessíveis. Se não dermos às crianças judias a munição para que possam confrontar de forma inteligente com estas ameaças, não devemos ficar surpresos se elas se virarem para o secularismo, as religiões orientais ou simplesmente manifestarem apatia."Continua Mechanic: "Sempre que alguém afirma ser um ateu, eu chamo isso de blefe. Aí pergunto a eles: "'Você já leu Aristóteles, Sócrates, Platão, Maiomânides ou Spinoza? Não? Bem neste caso você não é um ateu; simplesmente não fez a pesquisa!'"A solução, evidentemente, é suprir respostas atrativas para a pergunta: Por que ser judeu? E para o Projeto Chazon, que atualmente ministra seminários em 188 escolas secundárias judaicas pela América do Norte, a abordagem é dupla:"Primeiros, nós proporcionamos evidência da Torat Emet, que é a Torá verdadeira, baseados em vários argumentos históricos e intelectuais," Mechanic explica. "No mundo de hoje, para que as pessoas escutem até os assuntos de espiritualidade devem ser moldados em termos científicos racionais."

Instruções de vida
Mas isto é só o começo. Uma pessoa pode entender algo por ser uma verdade compreensiva, mas se esta verdade não avivar em sua alma, então ela permanecerá como estava, um pensamento intelectual esgotado em si mesmo, antiquado. O que nos traz para o segundo aspecto de Projeto Chazon. "Além de mostrar a fundação racional do Judaísmo," diz Mechanic, "nós também demonstramos o poder da Torat Chaim, ou seja, literalmente "Instruções de Vida", que a Torá contém sabedoria concreta e é o meio mais efetivo e prazeroso de viver a vida mesmo que a pessoa não seja totalmente observante." Por exemplo, abster-se de fofocas (lashon hara) promove a harmonia no local de trabalho e a observância do Shabat cria um vínculo semanal para pais e crianças. "É fundamentam quebrar a concepção errada de que a vida judaica se resume em restrições e miséria, como, por exemplo, você não pode comer no Mc Donald's, tem que rezar três vezes por dia, não pode se casar com cristãos ..." Mechanic explica. "Na verdade o Todo-poderoso nos deu o manual de instrução básico para saber como navegar pelas águas inquietas e construir uma vida significativa."

A Coisa Mais Espectacular do Mundo
A mensagem do projeto Chazon é que todos os judeus podem se beneficiar, do mais assimilado ao mais observante. De fato, o Rabino Mechanic e seu companheiro, Rabino Yerachmiel Milstein primeiramente visitam escolas Ortodoxas cujos alunos embora tenham qualificação nos aspectos técnicos e legítimos do Judaísmo, muitas vezes lhes falta uma compreensão mais plena de suas bases filosóficas. "No século 19, o típico judeu europeu de um Shetl não tinha perguntas," diz Mechanic. "Todos eram observantes, e tinham uma convicção forte e profunda da Torá. Mas aqueles dias não existem mais. Com o atual bombardeio de idéias muitas crianças, até as Ortodoxas, têm uma insegurança sobre sua religião, sua história, e o que esperar do futuro. Temos que encorajar perguntas, e responder a todas com respeito e reconhecimento não importando o quanto remotas possam parecer."
Confrontando o fato de por que existem tantas crianças judias rejeitando sua religião, o Projeto Chazon opera com o princípio de prevenção.Mechanic utiliza uma analogia: Homer's Odyssey, onde bonitas vozes vindas de uma ilha atraiam marinheiros quando estes passavam com seus barcos fazendo com que seus navios se quebrassem nas pedras. Como solução, alguns sugeriram pôr cera de abelha nas orelhas dos marinheiros; outros sugeriram que prendessem o piloto que guiava o navio. Até que uma terceira pessoa disse: "Não, nada disso funcionará. Temos que colocar uma música em nosso navio mais bonita do que aquela que vem da ilha." "Acredito que a mesma abordagem deva ser usada em relação ao ensino do Judaísmo," diz Mechanic. " Temos que mostrar como o Judaísmo pode ser muito mais vibrante e vivo do que a MTV ou a NBA." Para complementar os seminários das escolas secundárias, o Projeto Chazon inclui aulas aos pais. Não são aulas que discutem as técnicas de disciplina na educação aos filhos ou a comunicação entre pais e filhos. Melhor que isso, o Projeto Chazon ensina aos pais como mostrar a beleza e relevância do Judaísmo para seus filhos.
"Há muita coisa que pode ser alcançada na escola," diz Mechanic. "A essência é a atmosfera dentro de casa como a alegria do Shabat e o significado que tem um Seder de Pessach. Para transmitir o Judaísmo do modo eficaz, os pais precisam estar firmemente seguros de que o Judaísmo é a coisa mais espetacular do mundo."

10 Perguntas principais do Projeto Chazon
1) Qual é o propósito de vida? D'us criou os seres humanos para lhes dar prazer. O truque é saber quais são os prazeres mais importantes.
2) Como sabemos que D'us existe? A presença de um projeto na natureza indica que há um projetista.
3) Como sabemos que a Torá é verdadeira? O Judaísmo afirma que nossa nação inteira: 3 milhões de homens, mulheres e crianças que saíram do Egito ouviram D'us falar em Monte Sinai. Logicamente, tal afirmação não poderia ser fabricada.
4) Se eu não posso cumprir todo o Judaísmo, então por que eu deveria me preocupar com qualquer coisa? O Judaísmo é um processo, uma jornada, onde todos os passos contam. Toda mitzvá é uma mina de ouro e enriquece sua vida para sempre.
5) E o "Povo Escolhido"? Não se trata de um conceito divisório? Quando Avraham "escolheu D'us," ou seja, se tornou o primeiro monoteísta, D'us simplesmente escolheu Avraham e seus descendentes para serem os transmissores desta mensagem monoteísta.
6) Como o Judaísmo explica a idéia de evolução? A teoria da evolução não contradiz a Torá desde que seja entendida de forma que D'us criou e guiou o mundo por um processo evolucionário, culminando quando Adão recebeu uma alma divina.
7) Dados os seis dias da criação, como o Judaísmo explica a idade do universo? Os seis dias não eram como nosso padrão de 24 horas por dia (afinal, o sol não tinha sido criado até o quarto dia), e sim mais precisamente seis épocas, talvez durasse bilhões de anos.
8) Por que coisas ruins acontecem com boas pessoas? Tudo o que acontece com a gente é, no final das contas, para nosso próprio bem. Não temos a perspectiva de tempo certa para ver o retrato inteiro.
9) O que define a moralidade? Por que todo mundo não pode fazer o que acha certo? Se usássemos este argumento o incesto ou o canibalismo deveria ser permitido por mútuo consentimento. Porém temos a intuição do certo e do errado.
10) E quanto a Lei Oral? Foi transmitida com precisão?Depois de milhões de anos de separação, tanto imigrantes até pessoas que moram em Israel compartilham as mesmas tradições básicas. Enquanto a Torá menciona o tefillin, mas não dá nenhum detalhe, todo mundo ao longo da história tinha as mesmas caixas pretas, as correias de couro e os pergaminhos idênticos do lado de dentro. O "telefone sem fio" nunca aconteceu.

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