31.12.06

A auto-estima












BOM DIA! Há um antigo ditado que diz: “Se alguém o(a) chamar de burro(a), ignore-o. Se duas pessoas o(a) chamarem de burro(a)... compre uma sela”. Para o bem ou para o mal, frequentemente somos influenciados pelo que achamos que os outros pensam de nós ou pelo que eles nos dizem sobre o que pensam de nós. Como podemos reforçar a nossa auto imagem de forma a levarmos uma vida feliz e produtiva?

O meu querido amigo, o Rabino Zelig Pliskin, escreveu um novo e impressionante livro: Building Your Self-Image and the Self-Image of Others (Construindo a sua Auto Imagem e a dos Demais), disponível em www.artscroll.com/Books/bysh.html.
Todas as pessoas funcionam com um pequeno ‘leitor de MP3’ a tocar nas suas mentes. O aparelho pode estar a repetir o tempo todo: “Não sou bom. Os meus pais não me aprovam. Nunca serei nada. E ainda por cima, sou feio(a)!” Porém, temos o poder de trocar esta gravação e colocar a seguinte mensagem no seu lugar: “Sou um ser humano capaz e valioso. Sou capaz de conseguir tudo aquilo a que me propuser fazer”.
A auto imagem não é algo que precisa de anos para ser construída ou reparada. Ela pode ser adquirida através de uma reflexão momentânea. Pense no seguinte: Se D'us criou o mundo e os seres humanos, então que autorização ou ‘alvará’ melhor é necessário para existirmos? Na década de 60 ficou famoso o poster com a foto de uma criança e o título: ‘D'us não faz nada inútil’.
A auto imagem não é importante apenas em como tratamos a nós mesmos, mas também em relação a como tratamos os demais.
Por décadas o Rabino Pliskin tem motivado pessoas a acreditarem em si mesmas e a aproveitarem todo o seu potencial. Como orientador, ele transformou a vida de centenas de pessoas. Através dos seus livros e palestras, inspirou e motivou outros milhares em todo o mundo. Neste livro o Rabino explica a dinâmica emocional do sucesso, compartilha pontos de vista e histórias e, o mais importante, dá dicas práticas de como acreditarmos em nós mesmos e como ajudar os demais a acreditarem em si próprios.
Reconhecendo as nossas capacidades e considerando positivamente os nossos talentos para lidar com falhas e frustrações, o livro apresenta um programa bem elaborado para o fortalecimento da auto estima de cada um.
Ele também pode ajudar a si e aqueles ao seu redor a terem mais prazer na vida e um sentimento mais profundo de auto-realização.

Perguntei ao Rabino Pliskin qual o seu capítulo favorito para compartilhar com vocês, queridos leitores. O trecho abaixo é do Capítulo Um, intitulado: ‘Os seus melhores momentos e os seus melhores mestres’:
Todos temos momentos especiais nas nossas vidas, momentos em que transcendemos aquilo que normalmente estamos acostumados a fazer, momentos em que nos sentimos especialmente espiritualizados e elevados, auto-confiantes e corajosos, felizes e alegres, bons e com compaixão, calmos e serenos, persuasivos e com influência, criteriosos e intuitivos, compreensivos e perdoando os demais, criativos e inovadores.
Nos nossos melhores momentos, conseguimos chegar mais longe e das maneiras mais incríveis. Cada momento espectacular das nossas vidas espalha luz sobre o que podemos possivelmente fazer e sobre quem podemos possivelmente ser. Os nossos melhores momentos elevam a nossa auto imagem a um patamar que os momentos comuns nunca conseguiriam. Há muitas histórias de como, em situações de emergência, algumas pessoas exibiram qualidades que normalmente estavam ocultas até de si mesmas. Mães ergueram carros para salvar crianças e indivíduos apressaram-se para salvar-se ou a outros de enormes prejuízos ou perigos.
Recorde-se de alguns momentos excepcionais que viveu. Já que estes momentos foram algo fora dos padrões comuns, pode ser que você ainda não somou o seu significado à sua actual auto imagem. Façamos com que estes grandes momentos tornem-se parte da nossa identidade. Olhemos para trás, para a história das
nossas vidas: Que grandes momentos podemos agora acrescentar à nossa auto imagem? Diga a si mesmo(a):
‘Sou uma pessoa que certa vez...’ Isto nos ajudará a perceber que seremos capazes de fazer coisas ainda mais especiais no futuro.
Pensemos em coisas grandes que poderíamos fazer agora ou num futuro próximo, impulsionando para a frente e para cima a nossa auto imagem. E mesmo que tenha apenas um grande momento na sua vida, saiba que ele já é uma grande conquista a ser incorporada à sua personalidade: ‘Sou a pessoa que conseguiu fazer esta difícil façanha!’
Este é um livro de que todos podem beneficiar. Creio que seria especialmente excelente se estivesse sobre uma mesa onde um adolescente poderia vê-lo e apanhá-lo...