29.12.06

Porção Semanal da Torá: Vaigash


Bereshit (Gênesis) 44:18-47:27

Encerramos a porção da semana passada com Yossêf afirmando que iria manter Benjamim preso como escravo, por ter roubado uma taça de vinho. Yehuda desafia esta decisão e oferece-se para ficar como escravo no lugar de Benjamim. Yossêf é tomado pela emoção, manda os egípcios saírem do salão e revela a sua verdadeira identidade aos seus irmãos. Os irmãos ficam chocados!
Suspeitam que talvez Yossêf fosse vingar-se pelo que lhe fizeram no passado, mas aceitam a sua oferta de trazer toda a família para morar no Egipto. Yaácov, a princípio, fica estarrecido e não acredita nas novidades que seus filhos lhe contam, mas fica muito ansioso para rever o seu filho.
A Torá recorda as 70 almas Judias que desceram ao Egipto. Yaácov reencontra-se com Yossêf, reúne-se com o Faraó e estabelece-se, com toda a sua família, no distrito de Goshem. Como a fome continuava, Yossêf supre todo o povo egípcio com a comida armazenada durante os 7 anos de fartura.

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara: “E o Faraó disse a Yaácov: ‘Quantos são os anos da sua vida?’ E Yaácov respondeu ao Faraó: ‘Eu vivi 130 anos. Os dias da minha vida foram poucos e ruins e não chegaram aos anos dos meus antepassados’ (Bereshít, 47:8-9)”. O comentarista da Torá Daát Zekenim cita um
midrásh (colectânea de explicações sobre o Tanách) que conta que Yaácov foi punido por dizer que os seus dias de vida foram poucos e ruins. Devido à sua falta de valorização da vida expressa nas suas palavras, Yaácov viveu 33 anos menos que o seu pai, Ytschák, correspondendo às 33 palavras dos
versículos 8 e 9. Por que Yaácov perdeu 33 anos de vida? O que a pergunta do Faraó sobre a idade de Yaácov tem haver com a resposta dev que os seus dias foram poucos e ruins?
O Rabino Haim Shmulevitz (Polónia e Israel, 1902-1978), antigo director da Yeshivá de Mir, explicou que Yaácov aparentava ser muito mais velho do que a sua idade, o que levou o Faraó a lhe perguntar quantos anos tinha. Por faltar a Yaácov alegria na vida, o sofrimento fez com que o seu processo de envelhecimento se acelerasse. Portanto, Yaácov foi responsabilizado por deixar que as dificuldades da sua vida lhe causassem tanto stress, o que o envelheceu prematuramente. A quantidade de stress que cada pessoa tem numa determinada situação depende da atitude que toma em relação a ela. Quanto maior a nossa alegria com a vida, menos stress iremos experimentar durante a Jornada da Vida.
O midrásh do livro Eichá (Lamentações), escrito pelo Rei Salomão, declara que a vida por si só é satisfatória e que não devemos ter reclamações neste mundo. Se alguém ganhasse na lotaria, logo se esqueceria das muitas irritações e perdas que já teve na vida. Se olharmos a cada momento da vida como se tivéssemos ganhado na lotaria, teremos muita alegria em viver.