17.12.06

Você sabia?



# A revolta dos Macabeus abriu um precedente na história da humanidade: nunca antes uma nação morreu pelo seu D’us. Esta foi a primeira guerra religiosa e ideológica da história da civilização.

# Tudo o que sabemos sobre a história de Chanucá é retirado dos dois Livros dos Macabeus, encontrados numa colectânea chamada de Sêfer Hachitsonim, que inclui outros livros que ficaram de fora da Bíblia, mas são mencionados no Talmud.

# O nome "Macabeu", apelido usado pelos cinco filhos de Matityáhu e aqueles que lutaram com eles para defender o Judaísmo, deriva do acrónimo "Mi camocha bae-lim Hashem", ou seja, "quem é como Tu dentre os fortes, Ó D'us". Este era o seu lema!

# Não sabemos ao certo o tamanho do exército macabeu, mas mesmo os mais optimistas estimam que contasse com doze mil homens. Este punhado de pessoas lutou contra uma potência militar de quarenta mil soldados, equipados com armamentos e elefantes, os tanques da época, e... os fracos venceram os fortes.

# A maioria das batalhas entre macabeus e gregos ocorreu na região entre as actuais cidades de Jerusalém e Tel Aviv, inclusive num local chamado Modiin, situado a oeste de Jerusalém, que pode ser visitado pela estrada Jerusalém-Tel Aviv.

# Da maneira como conhecemos a história, pensamos que a batalha contra os gregos foi resolvida dentro de algumas semanas. No entanto, ela durou vinte e cinco anos! No ano 167 AC o exército grego invadiu a cidade de Modiin, e foi apenas no ano 142 AC que a paz foi restabelecida.

# No terceiro ano da batalha, os judeus reconquistaram a cidade de Jerusalém, e então procuraram óleo para acender a Menorá do Templo Sagrado, profanado pelos gregos. Foi então que ocorreu o conhecido milagre de Chanucá