21.12.06

Porção Semanal da Torá

Mikets Bereshit (Gênesis) 41:01 -44:17

O Faraó sonha com vacas e com espigas e exige que alguém interprete os seus sonhos. O encarregado dos vinhos do palácio relembra da habilidade de Yossêf (José) de interpretar os sonhos. Daí o trazem da prisão. O Faraó reconhece a verdade na interpretação feita por Yossêf (de que haveria sete anos de fartura, seguidos por sete anos de fome) e o promove ao posto de segundo-homem no comando de todo o país, com a missão e a permissão de preparar o país para enfrentar o período de fome. Dez dos irmãos de Yossêf vêm ao Egipto comprar comida. Ele os reconhece, mas não é reconhecido. Yossêf os acusa de serem espiões e os coloca numa série de situações para que trouxessem o seu irmão mais novo, Benjamim, ao Egipto. Porém, quando Benjamim chega, Yossêf acusa-o de ter roubado a sua taça de vinho mais especial. Quer saber o por quê? Na semana que vem tem o grande desfecho!


Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

O Faraó gostou da interpretação que Yossêf deu ao seu sonho e o aponta como o encarregado de toda a economia do Egipto. A Torá declara: “E o Faraó falou para Yossêf: ‘Depois que o Todo-Poderoso lhe informou de tudo isto (o sonho), não existe mais ninguém tão entendido e sábio como você’ (Bereshit 41,39)”. Como pôde o Faraó confiar em Yossêf, dono de um ‘prontuário’ de ex-condenado e escravo?
O Rabino Haim Shmuelevitz (Israel, falecido em 1979), director anterior da Yeshivá de Mir em Jerusalém, explicou:“O Faraó percebeu a extrema honestidade de Yossêf quando este iniciou a sua fala dizendo que não tinha nenhum poder de interpretar sonhos, e que tudo o que falasse seria proveniente directamente do Todo-Poderoso. Yossêf não quis levar a ‘fama’ nem apenas por um momento. Esta total honestidade foi um pequeno ponto que demonstrou ser Yossêf merecedor da mais absoluta confiança”.
Percebamos que o Faraó viu um pequeno ponto positivo no carácter de Yossêf e o extrapolou para uma escala maior.
Muitos têm a tendência de notar as pequenas falhas e fraquezas nos demais e, então, extrapolam e presumem que estas pessoas têm problemas de carácter maiores. Na verdade, quando desejamos auxiliar alguém, muito mais pode ser obtido ao focarmos os seus pontos positivos do que ampliando os negativos. Especialmente se estas pessoas têm baixa estima.
Este deve ser o nosso comportamento ao olharmos para as pessoas: Preste atenção aos pequenos pontos fortes e dê à pessoa um retorno positivo. Isto a ajudará a criar uma boa auto-imagem. Quanto mais uma pessoa denuncia os bons atributos, mais motivada estará para utilizar estas forças para o seu crescimento futuro.