12.11.06

Orações atendidas























BOM DIA! O meu amigo Sunny Goldstein recebeu este nome em homenagem ao seu avô. Embora isto não seja fora do normal, o resto da história sim.
Cento e sessenta anos atrás, o avô de Sunny deixou a sua esposa, uma filha de 3 anos e um menininho de 6 meses na fria e tempestuosa Nova York e foi para a ensolarada Califórnia, na procura de um clima e condições melhores de vida para a sua família. O plano era encontrar um meio de sustentar a família e depois trazê-los para a Califórnia. Somente um problema: nunca mais se ouviu falar dele.
Conforme Sunny crescia, havia duas opiniões correntes na família: todas as mulheres afirmavam que o avô tinha abandonado a família, voltando a casar-se e formando uma nova família. Já o seu pai declarava que alguma coisa devia ter acontecido e sempre procurava provar que ele não os abandonara. Quando Sunny começou a trabalhar, a sua profissão levou-o a viajar para a Califórnia, o seu pai pediu-lhe: “Por favor, veja se consegue encontrar o seu avô”. Mas a tarefa era intimidadora e enorme: havia muitos cemitérios na Califórnia.
Quando Sunny estava a aproximar-se do seu 80º aniversário, uma prima de quarto grau ligou para entrevistá-lo para fazer a genealogia da família. Quando ela perguntou sobre o seu avô, Sunny contou-lhe a história e desculpou-se por não ter mais informações. A sua prima disse-lhe: “Veja, se o senhor tiver alguma pista, diga-me. Adoro resolver mistérios!” Quando desligaram, Sunny fez uma pequena prece que costumava sempre fazer: “Por favor, D'us, ajude-me a cumprir o pedido do meu pai e descobrir o que aconteceu com o meu avô. Obrigado”.
Naquela noite Sunny teve um sonho. Ele levantou-se de manhã e ligou para a prima. “Não tenho a menor ideia do seu significado, mas uma palavra ficou retornando à minha mente a noite inteira: ‘Oddfellows’, porém não tenho a menor ideia do que queira dizer”. A prima agradeceu-lhe e desligou.
Um mês depois, a prima liga muito animada! “Encontrei o atestado de óbito do seu avô. Ele morreu de pneumonia pouco depois de chegar à Califórnia. Ele está enterrado no cemitério de Oddfellows, a 15 minutos de San Diego!” Sunny anotou o endereço e dirigiu-se imediatamente para o cemitério. Procurou a quadra, a fileira e lá estava: gravada na rocha estava a prova que o seu pai procurara por todos aqueles anos.
Lá, gravadas na lápide, abaixo do nome Samuel Goldstein, estavam as palavras: “Marido devotado e querido pai”. O mistério estava resolvido. Ele não havia abandonado a família!
Uma vez que o seu avô era um membro da Oddfellows (uma sociedade sem fins lucrativos, iniciada nos anos de 1800 por dois homens que contribuíram generosamente das suas fortunas para ajudar os pobres, sendo então chamados de oddfellows (em inglês, amigos fraternos)), eles visitaram-no no hospital, enterraram-no no seu cemitério e colocaram uma lápide de acordo com as instruções recebidas no seu leito de morte.
Sunny não conseguiu obter mais informações, porque os registos da Oddfellows foram destruídos num terramoto ocorrido em Los Angeles alguns anos antes. Porque o seu avô ou a Oddfellows não contactaram a sua esposa? Talvez tivessem tentado; talvez escreveram uma carta e ela perdeu-se; talvez o endereço tenha mudado. Em 1891 as comunicações não eram tão fáceis ou seguras como hoje.
Creio que esta história é uma óptima introdução ao tópico de como uma pessoa pode conseguir que as suas orações sejam atendidas.
Eis cinco passos para uma ‘Prece Genuína’:
1. Sinta a presença de D'us. Você está a conversar com um Ser totalmente poderoso, que nos quer muito e que deseja dar-lhe tudo o que é bom. Em todo lugar, D'us responde às preces porque Ele ama as suas criaturas.
2. Anseie por resultados. D'us tem um arquivo particular de cada um. Se a pessoa não acredita realmente que D'us pode e irá ajudá-la, então não está realmente rezando.
3. Preste atenção àquilo que D'us está lhe ensinando. Tudo que acontece é para o nosso bem. Se está a passar por alguma necessidade, perceba que D'us está ensinando-lhe algo. Se confiar nele, ‘ouvirá’ o que Ele está lhe dizendo.
4. Concentre-se naquilo que está procurando. Agora está a falar com o impressionante Criador de todo o Universo. Portanto, não peça por tolices. Ele deseja que cresçamos no nosso carácter e na nossa espiritualidade.
5. Ter seriedade sobre aquilo que estamos a rezar significa que estamos a fazer todo o possível para que o nosso desejo se concretize. D'us dará uma ‘mãozinha’ somente depois que investirmos algum esforço. A iniciativa precisa partir de nós. Ele nunca agirá primeiro, tirando a nossa independência de agir conforme quisermos, pois o Livre Arbítrio, a possibilidade de agirmos como bem entendermos, é a Sua maior dádiva para nós.