Porção Semanal da Torá
Vaierá Bereshit (Gênesis) 18:01 - 22:24Avraham, no terceiro dia após seu Brit Milá, senta-se fora da sua tenda à espera de visitantes a quem estender a sua hospitalidade. Enquanto fala com o Todo-Poderoso, chegam três visitantes (na verdade 3 anjos celestiais). Avraham interrompe a sua conversa com o Criador e os convida para uma refeição. Um dos anjos informa-lhe, que dentro de um ano Sara, a sua esposa, dará à luz um filho, Ytschák (Isaac).
D'us informa Avraham que irá destruir Sodoma por causa da sua absoluta perversidade (o nome dessa cidade é a origem da palavra sodomia). Avraham pede a D'us que poupe Sodoma caso haja 10 pessoas justas morando lá, mas não tem sucesso, pois não havia 10 pessoas correctas na cidade. Lot (o sobrinho de Avraham) escapa da destruição com as suas duas filhas.
Outros acontecimentos: Aviméleh, rei dos Filisteus, quer casar-se com Sara (a esposa de Avraham); o nascimento de Ytschák; Avraham e Aviméleh fazem um pacto em Beershéva; Avraham é ordenado por D'us a pegar no seu filho, Ytschák, e sacrificá-lo (Akeidát Ytschák). Por fim, o nascimento de Rivka (Rebeca), a futura esposa de Ytschák.
Quer saber a recompensa por ouvir os mandamentos do Todo-Poderoso? Foi isto que D'us disse a Avraham: “... com certeza o abençoarei e farei multiplicar os seus descendentes, como as estrelas do céu e como os grãos de areia da praia; e os seus descendentes derrotarão os seus inimigos. E todas as nações da Terra serão abençoadas através dos seus descendentes, por teres ouvido a Minha voz”.
Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
Quando os três anjos passaram pela tenda de Avraham, ele implorou-lhes que aceitassem a sua hospitalidade, “já que os senhores passaram por seu servo (Bereshit 18:5)”. Como é possível que Avraham tenha considerado a passagem de 3 pessoas em frente à sua tenda como uma razão obrigatória para que aceitassem sua hospitalidade?
Rashi, o grande comentarista da Torá (França, 1040-1104), conta-nos que a maneira como Avraham comunicou-se com os seus convidados demonstrou que ele considerava uma grande honra que estivessem a passar por ali. Tudo o que fizeram, Avraham agradeceu como se o tivessem feito especialmente para ele. Ele agradeceu por passarem pela sua tenda e por aceitarem a sua hospitalidade como um acto de bondade específico para com ele.
O Rabino Yeruhem Levovitz (Polônia, 1874-1936) cita um princípio ensinado no Talmud (Kidushin 7a), que quando alguém dá alguma coisa (por exemplo, um presente) a uma pessoa importante, o facto de esta aceitar o presente é considerado como se aquele que deu é que estivesse recebendo algo dela. Ou seja: é uma grande honra e um mérito poder presentear alguém importante, a um ponto tal que o doador sente que, na realidade, é ele quem está a receber.
Quem então pode ser considerado uma pessoa importante? Para uma pessoa arrogante, ninguém. Para uma pessoa humilde, como Avraham, todos são considerados importantes. Ele respeitava e honrava todos os seres humanos. Portanto, considerava servir aos demais como um favor pessoal para si.
A nossa lição: Encaremos toda a situação que nos aparecer como uma oportunidade para o nosso crescimento pessoal, o desenvolvimento do nosso caráter e para tornar este um mundo melhor a cada vez que pudermos ajudar alguém. Encaremos os demais (mesmo aquelas pessoas mais ‘chatinhas’) como se estivessem a fazer-nos um favor ao permitir que as ajudemos!
<< Home