7.11.06

A mulher no Judaísmo (2)

“Pelo mérito das mulheres de fé, o mundo inteiro será redimido da sua escuridão.”

8 - Ruth
"Aonde tu fores, eu irei. Onde habitares, eu habitarei. O teu povo é o meu povo e o teu D'us é o meu D'us." (Ruth 1:16)Ela é o paradigma daquelas antigas almas que descobriam estar perdidas e ansiavam voltar para casa. Elas devem batalhar numa jornada ascendente, permeada de sacrifício e desafio ao longo de caminhos tortuosos e até bizarros, mas somente porque o pacote é tão precioso e a sua entrega tão vital. Neste caso, foi uma centelha da pura santidade perdida desde Avraham, destinada a aflorar como o bisneto de Ruth, David, o redentor de Israel. E, muitos milénios depois como o redentor definitivo.

9 - Batsheva
Existem almas que viajam numa estrada de veludo durante toda a vida, encontrando o seu parceiro e o seu lar no seu destino, como se tudo ocorresse segundo um roteiro cósmico ordenado. Outros viajam por um labirinto de passagens obscuras, batendo a cabeça contra as paredes em repetidos erros, às vezes conseguindo abrir uma ou outra passagem secreta rumo ao desconhecido.Segundo a antiga sabedoria, este é o único caminho no qual as almas mais elevadas podem ser espremidas no nosso mundo estreitamente atado, onde as forças das trevas detém tanta influência. E foi assim que da união de Batsheva e David, uma união forjada no escândalo e na desgraça, um filho, Shlomô, nasceu, para construir o Templo, um portal para a Luz Infinita em Jerusalém.

10 - Esther
"Então vou procurar o rei, contrariando o protocolo. E se eu perecer, perecerei." (Esther, 4:16)Uma mulher de segredos, de mistérios, ocultando a sua verdadeira identidade sob muitas vestes – até que chegou a hora. Uma mulher como a estrela matutina – naquele local impossível onde a noite se torna tão escura que somente lhe resta revelar a alvorada. Ela foi alguém que ousou penetrar na câmara mais recôndita do mal, elevando Haman, o seu príncipe, ao pináculo da glória – somente para que ele pudesse fabricar a sua própria queda. Quando ela arrancou a máscara e a sua luz interior resplandeceu, a fachada da intriga palaciana de sorte e coincidência abriu-se como uma cortina, revelando maravilhas e milagres nos bastidores. Dessa maneira, Esther contém a redenção definitiva, pois ela uniu o milagre ao mundano, ela descobriu a luz ilimitada dentro de uma nuvem escura. Última PalavraDas almas mais elevadas e esclarecidas, muitos tiveram esposas mais notáveis que eles próprios e filhas ainda mais notáveis que os filhos. Assim foi com Avraham, Yitschac e Yaacov. Assim foi com Rabi Akiva e Rabi Meir. Assim foi com grandes mestres da Cabalá. Isso porque estes grandes homens, na sua vida pessoal, já estavam sentindo o sabor do Mundo Vindouro. Naquela época, a qualidade da feminilidade se agigantara sobre o homem.