2.11.06

Porção Semanal da Torá: Leh Lehá

Bereshit (Gênesis) 12:01 - 17:27

O Todo-Poderoso ordena Avram (depois chamado de Avraham) a sair de Harán (Aram) e ir para a Terra de Canaã (depois chamada de Terra de Israel). D'us, então, transmite a Avram uma mensagem eterna para o Povo Judeu e para as nações do mundo: “Abençoarei a quem os abençoar e aqueles que o amaldiçoarem, amaldiçoarei”. Defrontando-se com um período de seca e fome, Avram viaja para o Egipto e pede a Sarai (depois chamada de Sara) que diga, caso lhe perguntem, que era a sua irmã e não a sua esposa, para que os egípcios não o matassem para se casar com ela (os egípcios eram muito rigorosos em relação à prática do adultério).
O Faraó expulsa Avram do Egipto depois de não ter conseguido desposar Sarai. Avram, então, estabelece-se em Hebron (também conhecida como Keriát Árba) e o seu sobrinho Lot fixa residência em Sodoma. Avram resgata Lot, que havia sido sequestrado, na batalha dos Quatro Reis contra os Cinco Reis.
Participando de um pacto com o Todo-Poderoso (todos os pactos com D'us são eternos, nunca serão rescindidos ou substituídos por novos pactos), D'us revela a Avram que os seus descendentes serão escravizados por 400 anos e que a eles (via Isaac) será dada a terra que “... estende-se do rio do Egipto até ao grande rio Eufrates”.
Sarai, estéril e sem filhos, entrega a sua serva Hagár para Avram desposá-la, para que ele possa ter filhos. Ishmael nasce. O pacto do Brit Milá, circuncisão religiosa, é realizado (leia 17:3-8). D'us modifica os seus nomes para Avraham e Sara e avisa a ambos que Sara dará a luz a Ytschák (Isaac). Avraham circuncisa todos os homens da sua casa.

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara: “O Todo-Poderoso levou Avraham para fora da sua tenda e falou-lhe: ‘Por favor, olhe para o céu e conte as estrelas, se conseguir... Assim também serão os seus descendentes’ (Bereshit 15:5)”.
De acordo com o Midrásh (uma das explicações sobre a Torá) Avraham sabia que, conforme a astrologia, ele e a sua esposa Sara não teriam filhos. Rashi, o Rabino Shlomo Yitzchaki, o grande comentarista da Torá (França, 1040-1104), cita o Talmud no Tratado Nedarim 32a de que o Todo-Poderoso disse a Avraham para desconsiderar os efeitos da influência astrológica: “Mesmo se houver um sinal nas estrelas de que você não terá filhos, você está acima disto e sim merecerá ter filhos”.
Desta passagem o Talmud (Shabat 156a) declara: “Não há Mazal (influência astrológica) sobre os israelitas”. Esta é uma das explicações sobre o significado do final do versículo acima, “Assim também serão os seus descendentes”. O Povo Judeu não precisa temer nenhuma previsão negativa nos astros.
Algumas pessoas ficam nervosas ou incomodadas se alguém lhes prevê um futuro negativo através da astrologia, leitura da palma da mão, cartas, etc. A mensagem para nós é: Confie em D'us! A consciência do Seu ilimitado poder livrará a pessoa de quaisquer temores destas previsões. As orações e os méritos gerados pela prática de bons actos são capazes de mudar o destino de negativo para um totalmente positivo.